quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Votorantim adere a manifestação em defesa dos animais

Folha de Votorantim

A Associação Amigos dos Animais de Votorantim (AAAV) estará realizando manifestação pacífica no domingo, dia 22, na praça José Ermírio de Moraes Filho, a partir das 10 horas, em favor da proteção dos animais, mais especificadamente de cães e gatos.
A manifestação ocorrerá a nível nacional e a Associação de nossa cidade já se movimenta no sentido de aderir à causa, com o bjetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de proteger e cuidar dos animais, jamais abandoná-los à própria sorte, “como tem acontecido em todas as cidades, inclusive na nossa”, disse ontem o presidente da entidade, o dentista Jorge Luiz Cabral.
“Nós não temos conhecimento oficial de que alguém de Votorantim tenha agido com crueldade, como estamos cansados de ver em outras localidades, inclusive através de fotos e imagens na internet e televisão, mas ainda lutamos contra aqueles que abandonam seus cães e gatos à própria sorte, ou seja, agindo com indiferença, o que é muito triste, disse ainda, Cabral.
Movimento pacífico
A manifestação Crueldade Nunca Mais é um movimento pacífico e respeitador das leis, conforme as normais distribuídas em todo o Brasil. O movimento é idealizado e organizado por protetores de animais, e objetiva dar início a uma série de ações que visam a penalização correta para crimes de maus tratos aos animais.
Aos que comparecerem à manifestação, solicita-se que não levem animais, mas podem levar sacolinhas para a coleta do lixo e faixas alusivas ao ato, sugerindo-se até algumas frases mais contundentes, sempre visando a conscientização, como “Os Animais pedem Jusitça!”, “Crueldades contra animais: leis mais rígidas e cadeia!” ou “Brasil, mostra a tua cara limpa de crueldade”.

Luta
A Associação de Votorantim ainda é muito pequena. Consiste de umas poucas pessoas abnegadas, que não medem esforços para auferirem alguns parcos recursos. Essas pessoas promovem venda de pizzas, panetones, óvos de Páscoa, oferecendo os convites a conhecidos, mas a arrecadação é sempre tímida perto das necessidades que a Associação enfrenta, para cuidar dos animais que lhe chegam, geralmente os abandonados pelas ruas.

Abandonados
Normalmente, quando a cadelinha dá cria a vários filhotes, a família até cuida no início, mas passando um certo tempo, quando os filhotes já cresceram o suficiente, acabam sendo abandonados e a procriação pelas ruas vai aumentando consideravelmente.
De uma forma geral, a Associação, além de alimentá-los como pode, cuidar enfim, desses animais, tem procurado castrá-los, sempre necessitando enviá-los a veterinários de Sorocaba, mas se trata de um procedimento caro para uma associação de poucos recursos.

Leis e local
Jorge Luiz Cabral, ao lado de mais alguns adeptos, que sustentam a AAAV, têm esperanças que, mesmo aos poucos, a cidade comece a ter consciência sobre a importância de se cuidar de cães e gatos, evitando que eles acabem perambulando pelas ruas, sofrendo toda sorte de necessidades e correndo riscos de doença e maus tratos.
Para Cabral, “seria importante que a Câmara elabore uma lei de proteção aos animais, mas que venha a ser cumprida integralmente, criando normas oficiais para que se possa penalizar aos que maltratam ou abandonam os animais”.
Ele diz também, que não há lei em Votorantim que especifique nenhuma proteção, tanto que se houver algum evento como rodeio ou mesmo circo apresentando animais, não se poderá, oficialmente, impedir esse tipo de manifestações e de exposição dos animais. “Nossa sorte é que o prefeito Carlos Augusto Pivetta tem sido sensível à causa de proteção aos animais e ele próprio, tem impedido a ocorrência desses eventos, mas é bom que se diga isso tem sido feito mais no âmbito de caráter pessoal do que oficial”, completa.
Por outro lado, a Associação está perto de conseguir uma área da prefeitura, de cerca de mil metros quadrados, no bairro do Rio Acima, onde pretende construir um local para cuidar dos animais abandonados. Até já tem contato com um empresário disposto a ajudar substancialmente na construção. “Se conseguirmos dar este primeiro passo, outro, mais importante será trabalhado com muito esforço para se conseguir um centro cirúrgico e um veterinário contratado para a castração e outros tipos de atendimento, visando não somente a diminuição da proliferação, como que os animais recolhidos possam ser mais saudáveis”, termina Cabral, entusiasmado com esta esperança.

Convite
Além de convidar a população para comparecer ao evento do próximo dia 22, a diretoria da Associação Amigos dos Animais de Votorantim espera que os participantes possam estar com a camiseta que os identiquem. Para adquirir a camiseta, basta entrar em contato com a Mari, diretora da entidade protetora, pelo fone 3343.5202.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim