quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Av. Celso Miguel dos Santos será recuperada

 Notícia publicada na edição de 22/02/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A
Daniela Jacinto
 As fortes chuvas de janeiro prejudicaram ainda mais o asfalto da via - Por: ALDO V. SILVA


A avenida Celso Miguel dos Santos, situada na região central de Votorantim, deve ser recuperada na primeira quinzena de março, anunciou a Prefeitura. Moradores e comerciantes estavam descontentes e cobrando uma solução do setor público desde que as fortes chuvas de janeiro prejudicaram ainda mais o asfalto e as galerias pluviais daquela via. A obra está em fase de licitação. O edital de tomada de preços foi publicado no último sábado na Imprensa Oficial do Estado e em dois jornais de grande circulação da região.

Conforme o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), o valor estimado para os serviços é de aproximadamente R$ 400 mil. As obras só não foram feitas em caráter emergencial devido à dimensão dos estragos causados, que geraram um custo maior e, consequentemente, a necessidade de fazer licitação, explicou o prefeito.
Desde que ocorreram as chuvas, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) tem feito manutenção periodicamente no local, com limpeza e retirada de terras. As obras serão realizadas de forma a não prejudicar o atendimento nos estabelecimentos comerciais.
Ainda de acordo com Pivetta, a avenida São João, outro local da cidade afetado pela chuva, teve os serviços concluídos na última semana. "Houve um deslocamento de galerias pela força das águas, a terra se moveu no subsolo e afundou o asfalto. Os reparos foram concluídos na terça-feira (dia 14). Só não foi possível terminar antes porque foi preciso contratar uma empresa para recompactar o solo", explicou.
Pivetta acredita que os problemas causados pela chuva devem-se ao fato de que Votorantim é uma cidade composta por três vales. "E tudo desemboca nessas galerias. Choveu demais ultimamente. Dos 142 milímetos que choveu em Votorantim, 115 foram em menos de duas horas, um fato absolutamente anormal. Esse volume de chuva não temos há uns 30, 40 anos na cidade", alegou.

Drenagem e piscinões no Parque Jataí

O prefeito de Votorantim ainda explicou que a cidade tem um Plano Municipal de Saneamento Básico, que prevê obras de drenagem e construção de piscinões (reservatórios de água) na região do Parque Jataí. "Serão necessários quase R$ 12 milhões para construir. O projeto está na fase final para licitar e iremos fazer com recursos do programa de Aceleração ao Crescimento - PAC", contou.
Ele lembra que, em Votorantim, uma das regiões que apresentam problemas em época de chuva e que estão praticamente sanados fica nas imediações do córrego do Vidal. "No passado, com um volume menor de chuva, já tínhamos estragos. A situação melhorou bastante e ainda falta concluir o serviço", ressaltou.
Conforme Pivetta, evitar enchentes é um processo permanente, que não se resolve em um só mandato. "Nossa grande contribuição será o piscinão do Parque Jataí. Os problemas que são ocasionados por obras do passado a gente terá de ir consertando conforme vão aparecendo", argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim