PROGRAMA DE ESTÁGIO
Os blogs de moda e beleza se tornaram referência de inspiração e informações para mulheres do mundo todo e algumas blogueiras da região também têm se destacado. A comerciante Andreya Parra, 43 anos, de Sorocaba, criou o ...Érrimo (http://dadyparra.blogspot.com) em 2008 e já conta com cerca de 1.500 a 2.000 acessos diários, além de possuir 479 leitores cadastrados (chamados de seguidores). Para ela a página ainda é apenas um hobby, porém conta que muitos chegam a tal ponto de profissionalização que passam a ganhar dinheiro com seus blogs. "Quando se tem muitas parcerias isso é possível", explica Andreya, que é mais conhecida pelo apelido Dady. As parcerias são acordos firmados com as empresas que cedem produtos para serem testados pelas blogueiras, sorteados entre as leitoras da página e, em alguns casos, são pagos cachês para a realização de posts propaganda a respeito dos lançamentos das marcas.
Dady possui três parcerias com empresas de cosméticos, mas afirma que, apesar do potencial para mais acordos, não acredita que combinaria com o perfil de sua página. "Não é um blog comercial, é algo que faço por prazer, como um hobby. Apenas faço parcerias com coisas que eu uso mesmo", diz.
Já a moradora de Votorantim, Viviane Leitte, 36 anos, tem mais de setenta empresas em uma lista de parceiros em seu blog Passaporte para a beleza (http://passaporteparaabeleza.blogspot.com). "Recebo muitos produtos. Tenho tantos esmaltes que nem sei mais onde guardar, perfumes importados também. Eu dou muito coisa, e principalmente sorteio para as leitoras do meu blog", relata.
O blog criado há aproximadamente um ano e meio, possui de 2.000 a 2.500 acessos por dia, além de 5.091 seguidores. Para a blogueira, o sorteio de produtos atrai muitas pessoas. "Brasileiro adora um brinde. Mês passado sorteei mais de quarenta biquínis", conta. As propostas de parcerias costumam partir de agências de publicidade. "Eles têm uma verba destinada ao marketing em redes sociais", explica. Porém, Viviane já chegou a dar o primeiro passo. "Quando a Thierry Mugler lançou um perfume novo tinha uma campanha que entregava amostras grátis, após receber a minha eu fui pesquisar mais informações sobre o produto para fazer um post. Acabei achando o nome de um dos diretores da marca e encontrei seu facebook, lhe enviei o link do meu post", relata. Para a surpresa da blogueira, o diretor respondeu o recado em menos de 24 horas, e momentos depois a distribuidora nacional da Thierry entrou em contato com Viviane para lhe enviar um frasco do perfume.
Encontros
Outro tipo de ação criada pelas marcas, são encontros entre blogueiras, onde é possível testar produtos. "Esses dias estive em um encontro da Natura feito para cerca de 30 blogueiras selecionadas", conta Viviane. No local um maquiador profissional dava orientações e maletas repletas de maquiagens foram entregues. A marca chegou até a mandar motoristas particulares buscar as moças em casa. "Também temos a oportunidade de conhecer pessoalmente as outras blogueiras", conta. Advogada, ex- participante do programa Big Brother Brasil e apresentadora de um programa no canal à cabo Bem Simples, Viviane conta que apesar da quantidade de parcerias e dos posts publicitários ainda não é possível se sustentar apenas com a página. "O Blog é só um complemento", diz.
Mulher comum
Enxergar os produtos através da ótica de consumidora é um dos atrativos dos blogs para as leitoras. "As meninas postam sobre aquilo que elas usam e gostam. A blogueira é a mulher da realidade, do dia a dia, não é a modelo ou a socialite", opina Dady. Um dos tipos de posts mais populares nos blogs são os "look do dia", em que as blogueiras publicam fotos do visual que usam em sua rotina ou em ocasiões especiais. "Às vezes você acorda um dia e não sabe o que vestir, aí você dá uma olhadinha nesses blogs e tira uma ideia", conta. Dady se preocupa com a necessidade de se manter próxima a realidade das leitoras. "Eu não falo "compra isso" ou "você precisa daquilo". Eu quero atingir todas as mulheres, mostro produtos da Avon e da MAC", diz.
A criação do blog surgiu de forma natural. "Eu sempre mantive diários com imagens e pensamentos, quando comecei a usar a internet passei isso para o blog", relata Dady. Viviane, por sua vez, desde pequena gostava de produtos de beleza e revistas do gênero. "Quando criança eu costumava recortar matérias das revistas da minha mãe, especialmente aquelas de coisas que dava para fazer em casa, como hidratações, por exemplo", lembra.
Conteúdo de sucesso
Além dos gostos pessoais e de coisas do cotidiano, as blogueiras buscam inspiração para os posts em revistas, outros blogs e sites. "Eu tenho a assinatura da Elle, da Vogue e da Marie Claire. Também entro em sites de revistas internacionais, como a Vanity Fair e as Vogues de vários países", diz Dady. Uma lista de cerca de 20 blogs é visitada por Viviane todos os dias, a blogueira também anda com um caderno e caneta. "Sempre que surge uma ideia eu anoto", explica. Contudo, as ideias e imagens retiradas dessas fontes, precisam ser creditadas. "Sempre que eu pego uma imagem de um blog, eu coloco de onde tirei", conta Viviane, que acredita existir uma espécie de código de conduta entre as blogueiras. "Se você pegar uma montagem feita por outra pessoa sem dar crédito é muito chato", opina.
O sucesso dos blogs vai além do conteúdo postado, dependendo também da frequência de atualizações. "A internet é muito rápida, você precisa atualizar o blog diariamente, às vezes até duas vezes por dia", conta Viviane. O cuidado de Dady com a novidade de seus posts é tanto que ela programa as postagens. "Eu escrevo o texto e coloco as imagens, então eu programo para ser publicado quando der 1h da manhã. Assim, sempre que a pessoa entrar no blog verá um post do dia", relata.
A dedicação das bloguerias não para por aí. Viviane e Dady tem planos como fazer cursos de photoshop, melhorar o layout dos blogs e comprar um domínio próprio (atualmente ambas utilizam o site blogger para criar seus blogs, com o dominio próprio seus endereços virtuais passariam de "blogspot.com", para apenas ".com"). Dady possui um espaço especial em seu apartamento, criado especialmente para escrever o blog. "Tenho três computadores que estão sempre ligados em coisas diferentes", conta. Graças à página, a comerciante passou a se interessar mais por computação e internet, hoje ela mostra com facilidade as estatísticas de seu blog, e explica com orgulho o que significam os números na tela. "Olha só recebi visitas de pessoas dos Estados Unidos e Portugal", aponta. Seu conhecimento sobre o assunto é tanto que ela dá consultorias e cria blogs para outras pessoas.Para Dady, entretanto, o que mais importa é manter a personalidade do blog. "É preciso ter um estilo próprio. Estilo é DNA, é aquilo que você coloca e gosta. Blog é isso", conclui. (Supervisão: Helena Gozzano)
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