Manoel Peres Sobrinho*
Eu cheguei a Jerusalém e durante três dias não contei a ninguém o que pensava fazer pela cidade de acordo com o que Deus havia posto no meu coração – Ne 2:11-12 BLH.
O Deus do céu nos dará sucesso. Nós somos servos dele... – Ne 2:20 BLH.
Tudo o que sai das mãos de Deus é bom, Gênesis 1:4,10,12,18,21,25; aliás, muito bom, Gênesis 1:31. Assim é a História dos homens quando escrita pelo dedo de Deus.
Não foi bem essa a visão de Neemias quando chegou a Jerusalém. O que viu foi só destruição, desolação: "...grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas." Ne 1:3. O sentimento era de vergonha e pesar entre os seus moradores Ne 2:17.
Assim também aconteceu com a humanidade caída, Gálatas 5:19-21; vivendo como mortos para Deus em delitos e pecados, Efésios 2:1-3. Essa é a realidade espiritual do homem longe da graça de Deus.
Porém, nós somos crentes em Jesus Cristo, salvos por Sua misericórdia e graça. Vivemos uma outra realidade. A realidade da fé, da esperança e do amor de Deus. Procuramos, como diz o apóstolo Paulo aos tessalonicenses, viver a operosidade da fé, a abnegação do amor e a firmeza da esperança, 1 Tessalonicenses 1:3. Prosseguimos para o alvo, Filipenses 3:12-16.
FATOS QUE JAMAIS PODERÃO SER ESQUECIDOS
Quando estamos em Cristo somos nova criatura, 2 Coríntios 5:17, vivendo para Deus, segundo aquilo que Ele mesmo nos preparou antes da fundação do mundo, Efésios 2:10.
Mas como nossa santidade não se efetivou plena e definitivamente, e, nem estamos livres das ciladas perversas e traiçoeiras do diabo, Efésios 6:11; 2 Timóteo 2:26; 1 Pedro 5:8; Apocalipse 20:10, é preciso sempre recorrer à Palavra de Deus para sabermos ou relembrarmos de alguns fatos fundamentais sobre a nossa origem, a nossa natureza, e para quê propósito fomos criados por Deus, e assim vivamos uma vida de fé autêntica e verdadeira, tendo como escudo e abrigo o nosso Deus, Salmos 90:1; 91:1.
É necessário conhecer a nossa verdadeira história.
Somos Uma Criação Especial
Quando lemos os primeiros relatos do Livro Sagrado sobre a nossa criação, podemos perceber alguns pontos fundamentais de como somos especiais aos olhos de Deus, e, é bom lembrar que Ele mesmo quis assim.
O toque especial e íntimo de Deus. Se você olhar para o capítulo 1 de Gênesis perceberá que o método de Deus criar as coisas é impessoal, isto é, Ele não se envolve pessoalmente com a Sua criação: Versículo 1 – "haja luz"; v. 6 – "haja firmamento"; v. 9 – "Ajuntem-se as águas"; v. 11 – "Produza a terra"; v. 14 – "Haja luzeiros"; v. 20 – "Povoem-se as águas"; v. 24 – "Produza a terra". Deus "fala" e as coisas acontecem. A palavra poderosa e criatura tudo realiza.
Quando Deus decide criar o ser humano, suas atitudes mudam radicalmente:
a) O termo usado em Gênesis 1:26 é "façamos" – não se trata aqui de deuses, mas de um plural majestático, com ênfase à Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
b) O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. E o que quer que venha a ser isso, o fato é que o ser humano foi feito parecido com Deus. Temos em nós qualidades, semelhanças e atributos que o Senhor nos legou, v. 26
c) Colocou-o para exercer domínio sobre a natureza em todas as dimensões, v. 26
d) O Senhor formou o homem do pó da terra, Gênesis 2:7, não disse "Haja o homem". Dá uma idéia de intimidade. Depois lhe soprou nas narinas o fôlego da vida... 2:7. Assim Deus fez aquela criatura alma vivente.
e) O homem foi colocado no jardim do Éden para o cultivar e o guardar, Gênesis 2:16. Teria Deus aqui criado o trabalho para o ser humano.
Seu absoluto conhecimento da vida humana.
O Salmo 139 não deixa dúvidas do tipo de conhecimento que Deus tem do ser humano. Nada lhe escapa ao conhecimento. ...tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço; de longe conheces todos os meus pensamentos...tu conheces as minhas ações, Salmo 139:1-3 BLH.
Deus tem para conosco um cuidado todo especial
Seu cuidado vai além do nosso entendimento
A Bíblia usa algumas figuras para nos ensinar como Deus se ocupa de nossa existência de forma a nos dar proteção e amparo durante a nossa vida. a) Isaías 49:15 – Deus jamais se esquecerá de seu povo; b) Guarda o seu povo como a menina dos olhos, Deuteronômio 332:10; Salmo 17:8. c) O anjo do Senhor representa a Sua fortaleza, Salmo 34:7; Daniel 6:22; Atos 5:19.
Deu-nos dons com os quais somos habilitados
Romanos 12; 1 Coríntios 12; Efésios 4. Deus nos equipa para a realização não só de Sua obra, mas também para que nos realizemos pessoalmente. Quando fazemos alguma coisa para alguém, esse ato nos enche de alegria, prazer e realização. Assim nos fazemos pessoa mais humana em meio a outros seres humanos. Em Êxodo 31 vemos o Senhor enchendo do Seu Espírito algumas pessoas para trabalhos específicos vv. 1-11.
PONTOS A PONDERAR
· Deus nos criou com possibilidades quase infinitas de realização pessoal e felicidade, mas estamos sempre correndo o risco de vivermos uma existência miserável e assustada.
· O que nos livra de uma existência miserável e assustada é considerar de maneira muito séria todas as orientações de Deus em sua Santa Palavra.
· Lembrar sempre: Meia obediência é uma desobediência inteira.
· Ninguém pode crer pela metade.
*Querendo ver outros textos, acesse http://meusartigosprediletos.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.