quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MS aprova estrutura e Samu começa atendimento hoje


 Notícia publicada na edição de 29/02/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A -

Samira Galli



A partir da meia-noite de hoje para amanhã, todas as ligações das 10 cidades já inseridas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional serão atendidas na Central de Regulação do serviço, em Sorocaba. A estrutura foi aprovada pelos técnicos do Ministério da Saúde, em visita realizada na segunda-feira. A cerimônia de inauguração do Samu Regional está marcada para as 16h de hoje, na sede do Corpo de Bombeiros do Cerrado, onde fica a Central. A estimativa é atender uma população de quase 1 milhão de pessoas com o serviço.

De acordo com o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, serão necessárias algumas alterações verificadas pelo órgão, mas que não impedem a inauguração do serviço, como a adequação do uniforme em todas as cidades. "Precisa ser padrão Samu, com um de utilização, outro de reserva", explica.

Todas as 10 cidades contarão com médico de atendimento, além dos médicos reguladores que ficarão em Sorocaba e serão responsáveis pelo encaminhamento dos pacientes de acordo com a gravidade de cada caso. "São eles que decidirão se o atendimento será local, em alguma cidade próxima ou em Sorocaba, no Hospital Regional, por exemplo", cita o secretário.

Assim como o prefeito Vitor Lippi, a preocupação de Watanabe é sobrecarregar Sorocaba com a quantidade de atendimentos. "Se houver um acidente de grandes proporções, vai sobrecarregar o sistema que já trabalha no limite ou até além do limite. Por isso a importância do encaminhamento correto das patologias, para diluir os atendimentos. Só os casos de maior complexidade que virão para Sorocaba", destaca.

Além de Sorocaba e dos outro nove municípios que integrarão o Samu Regional, Porto Feliz e Boituva manifestaram novamente interesse em fazer parte do serviço há cerca de duas semanas. Segundo Watanabe, dentro de um mês as duas cidades estarão aptas a participar. O prazo é para que todo encaminhamento seja concluído e aprovado pelo Ministério da Saúde. Com essas cidades, ao todo, doze municípios integrarão o Samu Regional: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pliar do Sul, Porto Feliz, Sorocaba e Votorantim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim