segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Parque Santa Márcia: Moradores reclamam de esgoto, falta de asfalto e bueiros

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz


A paralisação das obras de saneamento básico no Parque Santa Márcia deixou o estudante de Direito Arnaldo Vieira Camargo, 34, e outros moradores apreensivos. Ele conta que o odor do esgoto, próximo à sua residência, é insuportável. “Às vezes, a privada do banheiro está sem nenhuma condição de ser usada.”
Camargo, que reside no local há sete anos, comenta que, há seis meses, o Saae (Serviço de Água e Esgoto) de Votorantim ligou a rede de água e esgoto do bairro com um condomínio próximo. “A princípio, a instalação seria em outro condomínio, como foi rejeitada pelos proprietários, o Saae vinculou a nossa rede com um empreendimento residencial a poucos metros do bairro”, relatou.
Segundo o estudante, quando a rede era exclusivamente do Parque Santa Márcia era bem melhor. “Não tínhamos nenhum problema no tratamento e manutenção do esgoto”, afirmou. Para fazer a ligação, o Saae teve que estilhaçar um trecho pavimentado com lajotas sextavadas em concreto, situado à rua Luiz Francisco Gonçalves.
A última vez que o Saae esteve no local, segundo Camargo, foi há 15 dias, quando foi construída uma boca de lobo sem nenhuma proteção. “Quando chove, o bueiro fica totalmente cheio de água, um perigo para as crianças que brincam por ali”, argumentou.
 O técnico em eletrônica Ademir Mario, 38, residente do local há sete anos, lembrou de como era o espaço antes. “Aqui, era tomada por árvores frutíferas. E olhe só agora, totalmente largado. É uma pena”, lamentou Mario.
Subindo a rua, há uma outra boca de lobo obstruída por sujeira da chuva. Mais em cima, próximo a rua João Antonio Ferraz, ao lado do bueiro, há um buraco aberto. “Imagine alguém despercebida pisando nessa abertura... Pode sofrer consequências graves”, criticou Camargo.
Em nota, a Secretaria de Comunicação da prefeitura informou que a rede de esgoto do bairro está funcionando normalmente e, em janeiro de 2011, foi entregue um emissário de esgoto de diâmetro de 400 mm, que é para atender os condomínios e, também, para o bairro. Essa rede é suficiente para atender vários condomínios, segundo as nota.
Ainda de acordo com a nota da Secom, quanto ao mau cheiro, a autarquia informa que é decorrente de algum entupimento normal na rede de esgoto do bairro. A nota finaliza dizendo: “Está sendo solicitada uma lavagem na rede com o caminhão hidrojato.”

Pavimentação
Paralela à Luis Francisco Gonçalves, na rua Georgina Aires Bernardi, há outro problema que incomoda a comunidade. Segundo os moradores, o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) teria prometido no ano passado que iria asfaltar toda a via. “Eu comprei a minha casa com toda a infraestrutura. Cadê o que eu paguei?”, questionou a costureira Ilsa Gomes de Proença, de 40 anos, residente há 14 anos no Parque Santa Márcia.
Outra reclamação dos moradores dessa rua é em relação à proliferação de bichos. “Em volta da minha residência tem escorpião, rato, aranha e barata”, comentou Ilsa. Mais à frente da residência de Ilsa há uma rua sem saída, sem nenhum cuidado. Ao lado dessa rua, isolado, há um bueiro com mau cheiro muito forte. Poucos metros dali é o acesso para os condomínios residenciais.
Segundo Ilsa, o prefeito prometeu que iria asfaltar, primeiramente, um trecho do condomínio e iria seguir até a rua Georgina Aires Bernardi. “Estou esperando até agora”, lamentou.
Em nota, a Secom informa que há um inquérito civil instaurado no Ministério Público, que trata da regularização do loteamento Santa Márcia. Segundo a Secom, está ocorrendo entendimentos entre a prefeitura, Ministério Público e loteadores visando a conclusão das obras de infraestrutura, como guias, sarjetas e pavimento asfáltico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim