sábado, 4 de fevereiro de 2012

Samu Regional deve sair com um ano de atraso

Rede Bom Dia
Carla de Campos

Inauguração da Central de Regulação Integrada prepara Sorocaba para coordenação do serviço de emergência

A inauguração da Central de Regulação Integrada das Urgências e Emergências de Sorocaba, nesta sexta-feira (3), é o passo principal para a instalação do Samu Regional no próximo dia 24 de fevereiro. Com mais de um ano de atraso, o serviço agora será efetivado dentro do prazo estimado em dezembro passado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando alguns municípios da região começaram a cobrar sua implantação. Segundo Padilha, os municípios que já tinham recebido as ambulâncias teriam prazo até fevereiro para colocá-las em operação. 

Ainda sem a existência da Central de Regulação de Sorocaba, teve início a mobilização de alguns municípios para que a assistência de urgência e emergência de saúde saísse do papel. Como protesto, Porto Feliz, Mairinque e São Roque, por exemplo, ameaçaram devolver as ambulâncias e deixar o consórcio regional.

A partir do dia 24, o acionamento do serviço de urgência e emergência de 10 cidades da região (além de Sorocaba, Alumínio, Araçariguama, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e Votorantim) passará por esta central reguladora. Esta região soma 1 milhão de habitantes.
UTIA falta de leitos de UTI em Sorocaba foi um dos motivos de atraso na implantação do Samu Regional, já que os atendimentos de maior complexidade serão encaminhados para o CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba). Nesta semana, porém, o diretor da entidade, Luiz Cláudio Silva, anunciou a instalação de 10 novos leitos, totalizando 20. Até março, a meta é chegar a 30, atingindo 8% do total de leitos do hospital.  
A Central de Regulação está instalada na base do Corpo de Bombeiros do Cerrado e conta com telefonistas, enfermeiro e médico coordenador, durante 24 horas. “A ligação será atendida aqui e a equipe destinará a viatura adequada para o atendimento, dentro de cada cidade. Assim, vamos conseguir otimizar o uso destes recursos”, explica o secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe. “O tempo de resposta do Samu é entre 6 e 8 minutos, por isso é importante que os motoristas respeitem e deem passagem quando for necessário”. 

O prefeito Vitor Lippi lembra que Sorocaba possui responsabilidade regional, mas havia a preocupação de uma sobrecarga com a demandada área. “Não podemos perder o uso eficiente do sistema que sempre houve no Samu”, avalia.
    
InéditoAlém de ser o principal suporte para a instalação do Samu Regional, a Central de Regulação inaugura uma parceria inédita na região, unindo em Sorocaba o atendimento das viaturas de Resgate, sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros e do Samu. Em todo o Estado de São Paulo, apenas a cidade de São José dos Campos possui serviço semelhante.

“Esta parceria mostra como a comunidade precisa desta integração e ela deve extrapolar para outras cidades”, estima o tenente coronel Edson de Oliveira Silva, comandante interino do Corpo de Bombeiros no interior. “Agora, o Serviço do Samu e do Resgate se juntam para organizar o atendimento. Muitas vezes os dois serviços eram acionados ao mesmo tempo e chegam juntos”, lembra o prefeito Vitor Lippi.

Encontro

Na última terça-feira, secretários municipais da Saúde e representantes de 10 cidades – Sorocaba, Alumínio, Araçariguama, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e Votorantim – estiveram novamente reunidos para definir os últimos detalhes da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional. O encontro ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba. Durante a reunião foi definida a organização de comitês gestor e técnico. 

14 é o número inicial de cidades que participariam do serviço regional. Nesta semana, Boituva também se mostrou interessada.

Estacionamento

Apesar da inauguração da Central de Regulação no Corpo de Bombeiros do Cerrado, as viaturas do Samu continuarão nas Unidades Pré-Hospitalares da zona norte e oeste. Na Central ficará toda a estrutura de comunicação e os atendentes que receberão chamadas pelos telefones 192 e 193. 

Cada município se organiza 

Os gestores das cidades que integram o Samu Regional já conheceram a Central de Regulação. Cada município terá sua base de operações e será responsável por suas ambulâncias e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim