quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sessão Legislativa e reunião no gabiente do prefeito


Durante a primeira sessão legislativa do ano, realizada na última segunda-feira (06), os vereadores apresentaram 23 requerimentos, 27 indicações e 8 projetos.

 

Também ocorreu uma manifestação por parte dos moradores do Jardim Tatiana, Jardim Primavera e Jardim Novo Mundo. O Presidente da Câmara Marcos Antonio Alves (PT) concedeu a oportunidade para que o senhor Roberto Riba Aguilar pudesse naquele momento representar os 20 moradores, utilizando a palavra na tribuna para explicar a situação vivida nos últimos dias naquela região.

O senhor Roberto destacou que a falta de fornecimento de água há mais de 4 dias, obrigou a  compra de água fornecida pelo caminhão pipa por parte de alguns moradores para que pudessem realizar suas tarefas domésticas e, em outros casos, para executarem o trabalho.  Os munícipes resolveram recorrer à Câmara Municipal para conseguirem a intermediação na solução para o abastecimento imediato e, posteriormente para a solução definitiva.  

"Entendemos que a situação é urgente, por este motivo, resolvemos sim quebrar o protocolo da nossa sessão legislativa, e assim, conceder esta oportunidade em virtude da gravidade dos problemas enfrentados por estas pessoas que resolveram manifestar-se para que o problema seja amenizado de forma emergente e solucionado de forma definitiva. Tanto é que, a reunião foi marcada logo pela manhã desta terça-feira (07) no gabinete do prefeito a fim de que a população receba esclarecimentos e as soluções sejam aplicadas", esclarece o Presidente.  

"Sei que não é um procedimento normal sermos recebidos durante a sessão legislativa, no entanto, esta foi a alternativa que encontramos para que pudéssemos ser ouvidos. Não é fácil ter o comércio e o trabalho prejudicado pela falta de água, não recebemos pelo benefício que pagamos", declarou o senhor Roberto.

Na sequência, o Presidente informou aos moradores que as solicitações seriam encaminhadas à Administração com o aval de todos os vereadores para que as soluções fossem mais imediatas.

 

Gabinete do Prefeito -  Durante a manhã desta terça-feira (07), o Presidente da Câmara em companhia dos vereadores Pedro Nunes Filho (PDT), Francisco Carlos Amorim (PT), Marilene Newman Oliveira (PT) e Lázaro Alberto de Almeida (PMDB) foram recebidos no gabinete do Prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) juntamente com 5 munícipes que representaram os bairros afetados pela falta de água.

Mediante a situação já exposta pelos moradores e as sugestões colocadas na reunião, o Prefeito Carlos Augusto Pivetta, o Superintendente do SAAE, Rubens Mesadri e o Presidente da Câmara Marcos Antonio Alves, juntamente com os vereadores reuniram as sugestões e concluíram que para resolver o problema de forma emergente, a melhor forma será a compra de 60 caminhões-tanque de 30 mil litros cada para abastecer os reservatórios do Jardim Novo Mundo e Jardim Tatiana até que a solução definitiva seja aplicada com a troca das bombas de elevação de água do Parque Bela Vista que aumentará a sua capacidade. Também foram abordados alguns temas relacionados à fiscalização, para que assim, os moradores façam economia e estejam conscientes sobre o consumo da água, bem como, a comunicação antecipada por parte do SAAE para que os moradores estejam preparados em casos de emergência como este.

Após os esclarecimentos dos fatos por parte do Superintendente do SAAE Rubens Mesadri, Prefeito Carlos Pivetta e os vereadores, inclusive um dos itens citados foi relacionado ao problema crônico enfrentado pelos moradores, não é a produção de água, mas sim, a distribuição de água. Foi destacado também que houve a demora no processo de concessão do SAAE, na qual é apontada como a solução definitiva para os problemas enfrentados já que o SAAE não possui recursos necessários para os investimentos. O Projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal no mês de abril do ano passado, porém a realização da abertura das propostas das empresas interessadas na concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto só pode ser publicada novamente, no mês de janeiro deste ano, ocasionando esta demora.

O prefeito também mencionou sobre a intermediação realizada pelo Presidente da Câmara e demais vereadores, quando acolheram os manifestantes. "A Câmara teve um papel importante para a realização desta reunião quando concedeu aos moradores a oportunidade de explicarem a situação em meio à sessão legislativa da Câmara", ressaltou o prefeito.


Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim