Notícia publicada na edição de 16/03/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno C
José Antônio Rosa
Banda holandesa, referência da cena progressiva em nível mundial, faz show gratuito na Pedreira Icatu
Turnê comemora os 40 anos de gravação do antológico álbum Moving Waves - Por: Divulgação
A inclusão da cidade no roteiro foi possível graças aos entendimentos mantidos entre a produção local da turnê e o jornalista sorocabano Eliton Tomasi, do projeto Som do Darma. "Moving Waves" foi o segundo registro em disco do Focus, que surgiu na Holanda no final da década de 60. Marco na carreira do conjunto, o álbum destaca a influência jazzística que ainda hoje caracteriza o trabalho que desenvolve. O grupo, aliás, é um dos poucos do rock a explorar a vertente instrumental.
O começo da banda remonta à participação de Jan Ackerman e Thijs van Leer na adaptação da trilha sonora de "Hair", quando este cumpriu temporada na Holanda. Após a experiência com o musical, os fundadores do então projeto resolveram batizar o grupo e tentarem a sorte, fazendo um som que começava a despontar principalmente na Inglaterra, a partir do trabalho de ícones como o Yes, Jethro Tull e o Pink Floyd. Já a estreia propriamente dita, se deu ainda com o lançamento do álbum "In And Out Of Focus", que somente obteve um certo reconhecimento, tanto dos fãs como da crítica especializada, após o lançamento de "Moving Waves" em 1972, tornando clássicas algumas músicas deste álbum como "Focus" e "House Of The King".
A primeira e mais conhecido faixa do disco, "Hocus Pocus" mostra van Leer num solo que foi buscar inspiração no canto tirolês. O tema é tomado de efeitos produzidos por teclados, como o Mellotron, bastante usado à época. Para os fãs, "Moivng Waves", que será interpretado na íntegra, foi um divisor de águas na história do som progressivo. A banda tem uma produção bissexta, se considerado que gravou apenas dez álbuns ao longo da carreira.
O set list da apresentação de hoje visita as diversas fases do conjunto e abre espaço para o novo trabalho, gravado em 2011. Nele, o Focus tem como convidado o brasileiro Ivan Lins. A expectativa da organização é de que o show movimente um público estimado de 5 mil pessoas. Tudo no local escolhido, a Pedreira Icatu, favorece a apresentação, de acordo com Tomasi.
"O cenário natural formado por paredes enormes de rocha proporciona uma acústica das melhores. Acho mesmo que podemos estar diante de um achado. Talvez, até, tenhamos a chance de trazer outros espetáculos. Essa é uma possibilidade que não descartamos", comentou. Realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Votorantim, o show marca, ainda, as festividades de instalação do município. A entrada para assistir à apresentação é franca. A pedreira do Jardim Icatu fica na rua Ângelo Delapasi, s/n°.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.