segunda-feira, 26 de março de 2012

Cartão SUS sai em, no máximo, 10 dias, segundo a Saúde


Folha de Votorantim
Valdiney Queiroz


80% da população de Votorantim já têm o documento; média é de 300 solicitações por mês

Ao contrário das reclamações sobre a demora de um mês para a emissão do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), a coordenadora de Serviço Social da Secretaria de Saúde de Votorantim, Isabel Cristina, assegura que o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como cartão SUS, é emitido no prazo máximo de 10 dias.
O eletricista Rubens da Silva, 40 anos, conseguiu novo emprego há pouco tempo. Uma das exigências da empresa para conceder o convênio médico era a apresentação do cartão SUS. “Como eu moro no Conjunto Eliseu Rodrigues Vieira, em Votorantim, fui até a sede da Secretaria da Saúde para realizar o cadastro”, comenta.
Ao chegar na Saúde, que fica na rua Antônio Fernandes, 87 e 97, no Centro, em frente a sede da Apevo (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim), Rubens foi ao setor de atendimento. Segundo ele, ao fazer a solicitação, a atendente informou que o cartão SUS só iria chegar daqui um mês, pois o sistema que lança os dados referentes ao cidadão estava fora do ar.
Com receio de entregar o número do cartão SUS tardiamente à empresa, o eletricista foi até Sorocaba para realizar o processo de cadastro. “Lá, o cartão foi feito na hora. No mesmo instante”, explicou, informando que a própria empresa sugeriu que fizesse o cadastro em Sorocaba, alegando que em Votorantim iria demorar.
Quanto ao material do cartão, em Votorantim o cidadão recebe em um papel com o número de identificação, o mesmo tipo em Sorocaba. Segundo a secretária de Saúde de Votorantim, Gladys Leite Barasneticius, por enquanto o CNS será entregue ao cidadão em um papel especial. Depois que a prefeitura contratar uma empresa para fazer a parte de informatização da secretaria, o munícipe deverá receber um cartão magnético. Ao perguntar quando isso iria acontecer, Gladys comenta que não há previsão, embora haja estudos sobre a implantação.
Isabel explica que essa semana o sistema ficou fora do ar por dois dias. Este atraso, segundo ela, só ocorreu pelo simples fato de tecnologia e não de equipamento ou de poucos profissionais para atender. Ao contrário, segundo ela, quando a demanda é grande, a Secretaria de Saúde arruma outros espaços com computadores para que seja criado o cadastro. Isabel salienta que qualquer munícipe pode adquirir o cartão.
Para que haja um processo rápido e, ao mesmo tempo, organizado, a secretaria solicita os documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência, todos em xérox. “No caso do sistema cair novamente, temos o dia seguinte para fazer os cadastros das pessoas que deixaram seus documentos impressos”.
Segundo levantamento da coordenadora de serviço social da secretaria de Saúde da cidade, em média 300 pessoas solicitam o cartão SUS por dia. Em um mês, a secretaria tem cerca de 6 mil cidadãos no sistema. Ainda de acordo com os dados da Saúde do município, desde 2004, quando teve início o cadastramento, 80% dos votorantinenses receberam o cartão SUS.
O atendimento para obter o cartão acontece das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Vale lembrar que a sede da Secretaria de Saúde é o único local para conseguir realizar o cadastro.

Sobre o cartão SUS

No Portal do Ministério da Saúde, o Cartão Nacional de Saúde é apontado como um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.
No dia 1°. de março, o governo tornou obrigatório a apresentação deste documento para atendimento de saúde, em que cada cidadão brasileiro deverá ter em mãos CNS para ser atendido. Dias depois, o ministério da Saúde revogou a obrigatoriedade e, agora, o cidadão pode ter mais tempo para solicitar o cartão SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim