terça-feira, 13 de março de 2012

Coletivo leva ações culturais ao bairro da Chave

Valdinei Queiroz
Folha de Votorantim

A princípio, crianças poderão participar de oficina de jogos teatrais; depois, serão realizadas outras atividades


Membros do Coletivo Cê em cortejo ao bairro da Chave
- grupo levará oficinas à sede da associação local
Foto por Tatiana Plens


Com a proposta de revitalizar o espaço comunitário do bairro da Chave e, principalmente, retomar as atividades e ações culturais do local, o Coletivo Cê promove entre hoje e amanhã, das 19h às 21h, uma oficina de jogos teatrais. Trata-se de uma atividade lúdica em que os participantes vão aprender brincando técnicas de teatro. As oficinas são gratuitas. Júlio Mello, de 24 anos, e Hércules Soares, de 22 anos, dois artistas que movimentam a arte e o teatro em Votorantim e região, serão os professores desta oficina. A atividade, que é voltada para crianças entre 8 e 12 anos, será desenvolvida na Associação de Amigos do Bairro da Chave (AABC), situada à rua Carlos Alberto Rodrigues, sem n°, no bairro da Chave.

As ações culturais gratuitas não param por aí. As atividades seguem, ainda sem data prevista, com os cursos de confecção e teatro de bonecos; teatro para criança de 6 a 8 anos; e uma aula de capoeira voltada ao público em geral. Nos dias 24 e 25 de março, as artistas plásticas Flavia Aguilera, de Sorocaba, e Nina Lída, de Bauru, vão mudar o ambiente da sede. “Elas irão fazer alguns tipos de arte através da pintura”, esclarece o diretor de teatro Júlio Mello, de 24 anos, que também faz parte do Coletivo Cê.

Segundo um dos integrantes do Coletivo Cê, o ator Hércules Soares, de 22 anos, a sede da AABC estava praticamente abandonada e, nos arredores do espaço, ficavam consumidores de drogas. “Com a aprovação dos membros da Associação e do poder público, o nosso coletivo está agora neste local”, comenta.

Com o espaço garantido, os membros do coletivo da cidade estão dobrando suas atividades, seja junto à comunidade artística ou com a população do bairro. Para eles, um espaço para reflexão, uma vez que a secretaria de Cultura do município garante minimamente a subsistência do local. “Agora podemos criar cursos e oficinas destinadas a crianças e adolescentes de 9 a 17 anos do bairro e seus arredores”, explica Mello. Além disso, o local faz com que o trabalho de pesquisa e investigação da linguagem do coletivo continue avançando.


Primeira aproximação

O início do contato com a comunidade ocorreu há exatamente um mês, onde os integrantes do Coletivo Cê fizeram um cortejo aos moradores do bairro. A ideia é aproximar e levar conteúdos culturais aos residentes da Chave e, também, de moradores perto do bairro.

Antes de fazer o cortejo, os membros do coletivo limparam todo o espaço, dando uma nova cara ao local. Após a faxina, eles fizeram um almoço especial com o intuito de explicar o que o grupo irá fazer daqui por diante. “A grande maioria entendeu nossa causa e, até mesmo, elogiou o trabalho”, destaca Mello. O Coletivo Cê adquiriu o espaço no final do ano passado com o objetivo de fomentar cultura e educação do local e de bairros próximos.


Tradição no carnaval

A volta da escola de samba “Imperatriz Votorantinense” ao carnaval do município é outra meta do Coletivo Cê. Para eles, o grupo carnavalesco, que tem raízes no bairro da Chave, faz falta na folia de Votorantim. “Queremos ver a Imperatriz Votorantinense fazendo sua festa nas ruas da cidade”, afirma Mello, dizendo que a última apresentação da escola de samba foi há cinco anos. “Já conversamos com a presidente do grupo carnavalesco para reviver os momentos da Imperatriz Votorantinense no carnaval da cidade. Temos esperança que ano que vem o grupo irá voltar.”

Mello conta que o bairro da Chave é um local onde há moradores calorosos, que gostam de levar seu “banquinho” até a frente da residência para bater um papo com os vizinhos. “É uma comunidade bastante hospitaleira”, comenta. O diretor de teatro ainda fala que a Chave é um dos primeiros bairros da cidade a ser construído, e que contava com trabalhadores do Grupo Votorantim.






Sobre o Coletivo Cê

O Coletivo Cê iniciou suas atividades em 2008, tendo em sua formação dez artistas do interior de São Paulo. A ideia do coletivo nasceu do desejo de experimentar o fazer teatral em diálogo com espaços públicos. No segundo semestre de 2010, o coletivo de Votorantim foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (PROAC) para a circulação e difusão do espetáculo “Desterro”, realizando apresentações e oficinas nas cidades de São Roque, Itu e Iperó, no interior do estado.

Para mais informações sobre o Coletivo Cê e, também, dos próximos cursos e oficinas por meio do telefone (15) 9758-1865, pelo e-mail coletivoce@gmail.com ou através do endereço eletrônico www.wix.com/coletivoce/br. Ou vá pessoalmente na nova sede do coletivo, que fica na rua Carlos Alberto Rodrigues, sem n°, no bairro da Chave, próximo a Cachoeira da Chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim