André Moraes
Superintendente do DER virá a Sorocaba para explicar o projeto à comunidade
As obras de duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264) - ligação Sorocaba/Salto de Pirapora - deverão ser iniciadas até o final deste ano, conforme um posicionamento passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela obra. A informação é da assessoria de imprensa da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB). A parlamentar organizou uma reunião na tarde de ontem dentro da sede do DER, em São Paulo, contando com a presença dos prefeitos de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), e de Salto de Pirapora, Joel David Haddad (PDT), além do diretor do câmpus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Isaías Torres. O superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, ficou incumbido de apresentar o projeto da duplicação, que deverá melhorar o trânsito na rodovia e, também, evitar que mais acidentes aconteçam no local.
Durante a reunião, o superintendente do DER afirmou aos presentes que recebeu uma ordem do governador de que as obras se iniciem até o final deste ano. Uma parte do projeto de duplicação já foi apresentada no encontro, porém ainda deverão ocorrer implementações, já que os prefeitos e o diretor do câmpus apresentaram necessidades apontadas pelos que circulam pela rodovia. Segundo informações da assessoria da deputada, foi pedido para que o DER instalasse três passarelas para pedestres ao longo da rodovia - uma nas imediações do bairro Green Valley, outra na região da Ufscar e, por fim, uma na entrada da cidade de Salto de Pirapora.
De acordo com o projeto, as obras de duplicação serão divididas em três trechos, sendo dois urbanos e um rural. A primeira parte compreende do quilômetro (km) 102 ao 106,5, considerado urbano. Nessa região, que foi apontada como a mais movimentada da rodovia e onde ocorrem mais acidentes, serão implantadas três pistas nos dois sentidos. A velocidade máxima será de 60 km/h, que deverá ser cumprida com a instalação de um redutor de velocidade.
No segundo trecho, que se inicia no km 106,5 e vai até 116 - que é rural -, haverá duas pistas nos dois sentidos e a velocidade máxima será de 80 km/h. O trevo rural contará, ainda, com um canteiro central de 6 metros, que receberá paisagismo e uma pista de ciclovia. No último trecho - urbano -, que compreende do km 116 ao 119,5, serão, também, duas pistas de cada lado da rodovia e a velocidade máxima será de 60 km/h.
Ciclovias e calçadas
O superintendente do DER acrescentou que ao longo de toda a rodovia serão instaladas acostamentos, calçadas e ciclovias de duas faixas (uma em cada sentido da rodovia), além de faixas de aceleração e desaceleração. Especificamente no trevo onde está instalada a Ufscar, a rodovia contará com marginais nos dois sentidos. Está prevista, também, a implantação de rotatórias em nível na área urbana, com passagem subterrânea na nova entrada da Ufscar, e um viaduto nas proximidades de Salto de Pirapora. O responsável pela elaboração do projeto executivo da obra foi o consórcio Consultour da Obra, formado pelas empresas Planservi Engenharia e Pron Engenharia. A previsão é que a duplicação esteja concluída em 18 meses após o início das obras.
Durante a reunião, o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, destacou que a duplicação será realizada com padrão de primeiro mundo, pois serão aplicadas novas tecnologias na sinalização e na massa asfáltica da rodovia. Após a apresentação do projeto, a deputada Maria Lúcia Amary pediu ao superintendente do DER que viesse à Câmara Municipal de Sorocaba, para que os vereadores e a população ficassem cientes do que foi mostrado em São Paulo. Segundo a assessoria da deputada, Pelissioni acatou ao convite e deverá marcar uma data para comparecer à cidade, provavelmente já na semana que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.