quarta-feira, 7 de março de 2012

Oficinas do Educação de Tempo em Integral investem nas habilidades dos alunos

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, investe na qualidade de ensino da rede municipal com o desenvolvimento de oficinas através do Programa Educação em Tempo Integral. Com oficinas em andamento desde outubro de 2010, os estudantes aprendem e desenvolvem a parte lúdica e criativa com atividades na área de Cinema e Educação, Língua Estrangeira, Informática Educacional, Teatro, Dança, Violão, Artes Visuais, Fanfarra, Futsal, Jogos de Mesa e Capoeira. As oficinas de Xadrez, Experimentos Científicos e Matemática Empreendedora são novidade para este ano.

 

O Xadrez, além de ser um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, é um ótimo aliado na hora de estimular o raciocínio lógico das crianças. "O estudo do tabuleiro de Xadrez relaciona-se a conteúdos de matemática e geometria, tornando-se uma ferramenta para um ensino prazeroso e eficaz", comenta o professor Jaime Nunes Mendes.

 

A oficina de Experimentos Científicos tem como proposta o desenvolvimento de experiências práticas que complementam o que os alunos aprendem nas aulas de ciências. De acordo com a coordenadora da oficina, Claudia Camargo, o aprendizado é completo. "Trabalhamos também com muitas curiosidades do cotidiano, como: 'por que a chuva cai?'. Procuramos desenvolver tudo de forma prazerosa", comenta.

 

Já em Matemática Empreendedora, os temas são baseados em três vertentes: Aprender, Conhecer e Empreender. O estudante se torna um cidadão crítico e reflexivo, com a iniciativa de mudar o mundo ao seu redor.

 

A formação do aluno nas atividades desenvolvidas também foca no futuro profissional. Desde o 4º ano do ensino fundamental, os jovens já ficam em contato com línguas estrangeiras. "Hoje o mercado de trabalho está muito competitivo, e o contato com as culturas e línguas que vêm de fora do país é muito importante", afima Katia Martins, professora de inglês.

 

Entre os diversos benefícios proporcionados pelas oficinas, está a importância de saber trabalhar em equipe desde cedo, assim como é feito nas aulas de futsal, que objetiva interagir com o outro e respeitar as diferenças.

 

Quem aprova as aulas são os alunos Jonatas Uriel e Vitória Baleeiro, ambos com 09 anos e estudantes da escola "João Ferreira da Silva", no bairro Itapeva. Segundo eles, o futsal é uma das atividades mais esperadas durante a semana.

 

As oficinas fazem parte do programa Escola em Tempo Integral, que garante oficinas no período da manhã (das 9h às 12h) e tarde (das 13h às 16h), sempre no contraturno das aulas regulares. No total, são 14 escolas participantes.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim