sábado, 17 de março de 2012

Oficinas e palestras trabalham também na formação de público

 Notícia publicada na edição de 17/03/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno C

Fomentar o conhecimento em música clássica e oferecer ao público apresentações artísticas de qualidade são os objetivos da terceira temporada de Música Clássica do projeto Schaeffler Música. As apresentações musicais começam hoje com o Gala Lírico e o evento segue com a realização de espetáculos e ações didáticas para a formação de público, através de oficinas e palestras culturais gratuitas. Aliás, essa é uma das inovações da atual temporada. Outra novidade é que pela primeira vez a temporada vai acontecer também em Votorantim. O Schaeffler Musica é patrocinado pelo Grupo Schaeffler e conta com o Apoio da Empresa FLSmidth, Prefeitura Municipal de Votorantim e a Prefeitura Municipal de Sorocaba. Neste ano, serão 13 concertos no total, sendo seis gratuitos e sete com ingressos ao preço de R$ 20 e R$ 10. Dos treze concertos, quatro acontecerão em Votorantim, no Auditório Municipal Francisco Beranger, e nove em Sorocaba. Os concertos em Sorocaba serão realizados no Teatro Municipal e um concerto internacional, ao ar livre, na Capela Santiago.

Para o pianista e produtor artístico Marco de Almeida, da MdA International, empresa organizadora do evento, a temporada esse ano reúne duas importantes ações que incidem no conhecimento sobre a música clássica. "O público, leigo ou não, vai ter a chance de conhecer e compreender a música clássica ao participar das oficinas e palestras e, o que é muito importante também, vai ver de perto as apresentações de artistas de qualidade." A combinação entre compreender e apreciar a música clássica é o que fomenta, ele diz, o surgimento de uma massa crítica. "A fomentação não vem só de ações didáticas, mas também da vivência ao ver o artista em prática da sua arte. Sem contar que são as temporadas, e não eventos isolados, que promovem o crescimento pessoal que a arte permite."

Como na primeira degustação, quando o professor Sérgio Molina falou sobre o Bolero de Ravel, a abordagem será bem dinâmica, Marco ressalta. "Não existe um padrão para esses encontros porque cada música pede que seja de um jeito, mas o Sérgio deu o contexto histórico sobre o Bolero de Ravel, contou a origem do nome e tudo isso com uso também de imagens e vídeo. É muito interessante porque música clássica nasce de muito estudo, pesquisa, preparação e não somente de inspiração", comentou. Segundo Marco de Almeida, pessoas de todas as idades participaram desse primeiro encontro. "As pessoas estão muito receptivas e creio que não há no interior de São Paulo ou mesmo em cidades do interior de todo o Brasil, uma temporada clássica desse porte, dessa importância".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim