sexta-feira, 9 de março de 2012

Programa Atleta do Futuro traz novidades em 2012


O programa Atleta do Futuro (PAF), iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) por meio da Prefeitura Municipal de Votorantim, traz algumas novidades em 2012. Com mais de oito anos de existência, pela primeira vez os alunos poderão participar de excursões e atividades esportivas com os pais mensalmente. Também serão promovidas as Olimpíadas do PAF, com participantes de todas as unidades do Brasil.

 

O programa, que atende mais de 300 crianças que freqüentam os núcleos do Programa de Amparo ao Menor (Proame) de Votorantim, trabalha com alunos de 06 a 17 anos, iniciando como um complemento da aula de educação física e depois como um formador de atletas, de acordo com a modalidade preferida de cada um. "Aqui desenvolvemos natação, vôlei, basquete, rugby, tênis, atletismo, entre outros", comenta a monitora Mislene Cristina. As atividades são desenvolvidas tanto em quadra quanto ao ar livre.

 

O convívio com atividades esportivas é muito importante para o desenvolvimento da criança, como declara o professor Martus Jonathan. "Os alunos mais novos exercitam o corpo em atividades descontraídas, enquanto que nos mais velhos trabalhamos o esporte em si", diz. Segundo ele, são mostradas várias modalidades para os jovens alunos, mostrando outras possibilidades além de modalidades populares.

 

Quem cresceu no meio e hoje auxilia os professores é a estagiária Talma Sarana da Silva Moraes. Estudante da Fefiso, ela conta que está no meio esportivo desde os sete anos. Outra estagiária da mesma faculdade que está trabalhando ativamente é Tay Padilha. Segundo ela, há muitos benefícios proporcionados com as atividades, como uma maior flexibilidade, velocidade e disciplina.

 

Mais do que atividade física e esportiva, o PAF forma cidadãos. As crianças aprendem que há regras a serem seguidas, trabalho desenvolvido em equipe e também que o respeito é fundamental. "O primordial não é visar a competição, e sim o esporte como meio de formação", diz o professor Toni Vitorino dos Santos.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim