Prof.ª Marilene Newman Oliveira
Como sabemos, desde 1975, o dia 8 de março é comemorado pelas Nações Unidas, “Dia Internacional da Mulher”.
Porque foi no dia 8 de março de 1857 que operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicar a redução da carga horária de trabalho, de 16 para 10 horas por dia, elas ganhavam menos de um terço do salário dos homens. Por causa dessa rebelião, foram trancadas na fábrica e queimadas no incêndio que matou 130 mulheres.
Ao ser criado esta data não se pretende apenas comemorar. Mas, realizar conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.
Um esforço para diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da Mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Com todos os avanços, elas ainda sofrem. Salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Infelizmente ainda hoje temos sido vítimas de erros de natureza discriminatória que dificultam o crescimento e desenvolvimento da mulher, porém sabemos que mesmo sem ocupar a linha de comando, as mulheres nunca abandonaram a luta. Se na linha de comando estão os homens, no front estão as mulheres!
Mulheres com exemplos admiráveis. Poderíamos escolher muitas, porém, se olharmos para as nossas mães, irmãs, secretárias, amigas, vizinhas, professoras, doutoras, em todas veremos qualidades como: fidelidade, inteligência, honestidade, justiça, verdade, mulher batalhadora e guerreira.
A Mulher é parte de uma instituição criada por Deus. (A família). Assim, a Mulher confiável e fiel, não suporta traições e nem vive de trapaças e mentiras, é agradável e serena, busca o bem de todos, não suporta a preguiça, ao contrário tem disposição de lutar por seus sonhos.
Toda tarefa faz com dedicação, por esse motivo nada lhe falta, não fica parada, é visionária, busca forma de progredir, avançar e conquistar.
E forte, tem fé e esperança, sabe que pode chorar uma noite, mas a alegria vira pela amanhã, não é egoísta e sempre abençoa os que a rodeiam.
Não se frustra com as dificuldades, mas desenvolve suas habilidades intelectuais e rege muito bem cada esfera de atividades que vem para suas mãos.
É sensível às necessidades dos demais, é precavida, elegante, fonte de respeito para a família, é confiante, íntegra, sábia, educadora, diligente, singular, inigualável.
A Mulher é insubstituível porque desempenha papel vital para a sociedade, constrói a família harmoniosa e feliz, que exala paz ao redor, e todos que estão próximos são influenciados por esse bem estar, por essa paz. Fala-se muito de paz mundial, mas ela começa em casa, dentro de cada um.
Certamente esta mulher descobriu o melhor de si e desenvolveu todos os talentos. Parabéns Mulher!
Vereadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.