Maíra Fernandes
Em sua terceira edição, evento começa amanhã e segue até o próximo domingo em Votorantim com agenda de atrações mais recheada
Com mais lona, mais picadeiro, mais marmelada e muito mais palhaçada, começa amanhã e segue até o próximo domingo a 3ª edição da Semana do Circo de Votorantim. Este ano, o evento que cresceu gradualmente com o passar do anos, conta com apresentações de grupos de outras cidades, que trabalham técnicas circenses diversificadas, além de atividades diárias com oficinas de formação e matinês para alunos das escolas municipais.
O projeto foi apresentado pela Associação de Famílias e Artistas Circenses (Asfaci) e recebeu apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac), além da própria Prefeitura de Votorantim, que há três anos desenvolve o evento.
Entre os convidados estão nomes de grupos como La Mínima, Seres de Luz, Circo de Teatro Tubinho, Cia. Clássica de Repertório, Circo-Teatro Guaraciaba e Folias D"Arte. As matinês destinadas às crianças também são opção: diariamente haverá apresentação com Kuyka e Kissuquinho e Chiquita e Cotonete, participação do mágico Rokan e exposição do artista plástico Adriano Gianolla. "Procuramos a Secretaria de Cultura de Votorantim para realizar a Semana do Circo na cidade e, desde então, vem dando muito certo", conta a atriz Geisa Helena, que participa da produção da semana. Nas edições passadas, reforça, artistas locais se apresentaram sob a lona do evento, mas como queriam aumentar, inscreveram o projeto para concorrer no Proac. "A estrutura deste ano é bem diferente dos anos anteriores, com tenda maior, mais organizado e com capacidade para 400 a 500 pessoas", destaca.
"Não serão apenas apresentações de um estilo, como circo-teatro, por exemplo. Queríamos trazer outras linguagens como palhaço, técnicas de malabares, chanchadas", fala Geisa sobre a diversidade do evento. Como exemplifica, a própria Cia. Clássica de Repertório, que apresenta na quinta-feira o espetáculo "Mulher Zumbi", foi convidada por conta do espetáculo "chegar" muito perto das chanchadas circenses de outros tempos.
Embaixo da lona
Ao todo serão sete espetáculos (um por noite), contando com uma apresentação coletiva de grupos, que abre o evento, na noite de amanhã, sempre a partir das 20h30.
Na terça-feira, os atores do grupo La Mínima apresentam o espetáculo "Reprise", que conta a história de dois palhaços que descobrem que foram contratados para se apresentarem no mesmo local, mesmo horário e pela mesma pessoa. Ao tentarem somar os talentos para não decepcionar o público, descobrem novas possibilidades com a união.
Na quarta-feira, o Circo de Teatro Tubinho apresenta ao público "O Homem da Pistola Torta", uma saga que se passa no velho oeste, quando um líder de um bando prestes a morrer, precisa passar todo seu ouro a um dos filhos. O espetáculo é recomendado para maiores de 12 anos.
A sorocabana Cia. Clássica de Repertório é a convidada da quinta-feira com o espetáculo "A Mulher Zumbi". Na trama, que se passa em uma ilha do Caribe, um proprietário tenta, desesperadamente, reverter um feitiço que transformou sua amada em um zumbi.
Sexta-feira é a vez do grupo Seres da Luz apresentar "O Acrobata". O espetáculo evidencia a relação entre um clown e seu mascote Pippo, de quem espera a realização de perigosas e ousadas acrobacias.
No sábado, o tradicional Circo-teatro Guaraciaba volta aos palcos com o espetáculo "Madame-X: A Ré Misteriosa", que resgata os textos dos antigos circo-teatros, contando a saga de uma mulher que se casa com um milionário, acaba se apaixonando por outro, perde a guarda do filho e muda radicalmente de vida. A peça é recomendada para maiores de 10 anos.
Para fechar o evento, o espetáculo de domingo será "Os Palhaços", da dupla Dagoberto Feliz e Danilo Grangheia, do grupo Folias D"Arte. Na história, um espectador, vai cumprimentar seu ídolo no camarim, após o espetáculo. O que era para ser um diálogo polido e agradável vira um jogo cômico-surreal, no qual o palhaço vai desmontando os sonhos mais puros e os desejos mais imundos de seu fã. Os truques circenses, as brincadeiras e o diálogo ferino e bestial conduzem a plateia a esse reconhecimento. O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos.
Os espetáculos ocorrerão gratuitamente na Estrutura Pavilhão, que fica na avenida 31 de março, em frente à Biblioteca Municipal de Votorantim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.