Jornal Cruzeiro do Sul
A exposição 'A indústria da cana-de-açúcar' é composta por 16 fotos coloridas e traz uma visão ampla daquela que é atualmente a "menina dos olhos" do agronegócio brasileiro. A mostra ficará em cartaz de 1º a 15 de abril, com entrada gratuita a visitação pública de segunda-feira a domingo, no Sesi Votorantim.
O acervo, assinado pelo fotógrafo Paulo Avelar, retrata desde o plantio, a colheita manual e mecanizada, até alguns processos industriais. A cana-de-açúcar ganhou importância internacional no momento em que os biocombustíveis assumem uma posição de destaque no cenário econômico. No Brasil, ela movimenta milhões de reais e mobiliza milhares de pessoas.
"A mecanização dessa lavoura é prioridade ambiental já que não exige que o canavial seja queimado antes da colheita. No estado de São Paulo, cerca de 50% da cana é colhida por máquinas desenvolvidas especialmente para este trabalho", conta Avelar.
O fotógrafo
O engenheiro carioca Paulo Avelar, é autodidata e começou a estudar fotografia em livros, revistas e na internet. Passou a fotografar, por hobby, em 2003. Naquele ano, um de seus trabalhos a terceira colocação, na categoria preto e branco, da 8ª Edição do Prata da Casa, concurso promovido pela Petrobras.
De lá para cá, participou de concursos, mostras e festivais nacionais e internacionais. Em sua produção predomina o documental e seus temas favoritos são o trabalho e o esporte. Avelar tem uma irresistível atração pela fotografia preto e branco, mas entende que alguns temas ganham um toque especial quando apresentados nas cores originais.
SERVIÇO:
Exposição Fotográfica A indústria da cana-de-açúcar
Local: Sesi Votorantim ¿ Av. Cláudio Pinto Nascimento, 140, Jardim Morumbi
Datas e horários: de 1º a 15 de abril ¿ de terça à sexta-feira, das 10h às 19h; segunda-feira, sábado, domingo e feriados, das 10h às 16h.
Entrada franca
Informações: (15) 3243-1899
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.