quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cogitada hipótese da DDM funcionar 24 horas

 Notícia publicada na edição de 19/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A

A Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba (DDM) pode funcionar em regime de plantão 24 horas, a exemplo do que acontece em outras cidades paulistas de igual ou maior porte. A medida atenderia à reivindicação da comunidade e das próprias autoridades policiais da especializada, já que a incidência maior de ocorrências (principalmente agressões resultantes da violência doméstica) concentra-se nos finais de semana. Não fosse por isso, também o aumento de crimes de natureza sexual (estupro) no município justificaria a ação.

A hipótese foi admitida pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, durante audiência mantida quarta-feira com a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB). A agenda com o secretário serviu para a discussão de outros temas, entre eles a construção das novas sedes do Instituto Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC). As unidades funcionariam no mesmo local. Atualmente, o IML enfrenta problemas diante da falta de estrutura; exames de corpo de delito são realizados no mesmo espaço do necrotério. Essas e outras situações foram relatadas ao titular da Secretaria de Segurança Pública.
Outro pedido é a criação da delegacia seccional de Votorantim. Se atendida, a providência, resultará numa redução de 25% do movimento hoje observado em Sorocaba, que atende a uma população de 1,6 milhão de pessoas. De outra parte, resultará no surgimento da segunda maior seccional do Deinter-7, agregando mais de dez municípios. Também presente à audiência, o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), disponibilizou o prédio da Cadeia Feminina local para a futura unidade.
Ferreira Pinto mostrou-se mais receptivo agora, do que quando da última vez em que atendeu às lideranças. Ressaltou, no entanto, que esbarra no inconveniente da falta de efetivo. Disse, mesmo assim, que solicitará estudo técnico de viabilidade ao Deinter-7 e à Delegacia Seccional de Sorocaba. O assunto segue, depois, para análise do delegado geral, Marcos Carneiro Lima, que também dará parecer técnico. A decisão final caberá ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O problema do quadro reduzido de escrivães, investigadores e delegados é, também, um gargalo vivido em outra cidade da região. Pilar do Sul tem apresentado aumento dos índices de criminalidade. Como está em andamento concurso público, a expectativa é de que os aprovados possam ocupar as vagas e ser designados para trabalhar nas duas cidades. Até o final deste ano, as questões terão sido encaminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim