quinta-feira, 26 de abril de 2012

Em ato histórico, Guarda Civil Municipal dá início às suas atividades


 Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

Durante a apresentação da GCM, que ocorreu ontem, cada inspetor sentiu na pele a responsasbilidade de entrar para a história da cidade



A corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim, que foi apresentada na manhã de ontem, mostrou em cada semblante a consciência de estar entrando na história da cidade, ou seja, de ser a primeira GCM do município. O orgulho foi tanto que familiares deram o tom à solenidade, realizada na praça da Emancipação (em frente à prefeitura). “É um orgulho ver meu marido formado e estar na primeira corporação da GCM”, disse Michele Nascimento de Abreu, 29 anos, esposa do chefe da GCM Wesley da Silva Cordeiro, 31 anos. Fuzileiro naval há mais de nove anos, Cordeiro conta que adquiriu a liderança da corporação após ser bem avaliado nas três fases do curso preparatório da guarda municipal. “No final dos estágios fiquei em primeiro, o que me possibilitou ser chefe”, explicou.

Dos 30 inspetores da GCM, sendo 20 homens e 10 mulheres, dois deles têm algo em comum: o de ter nascido da mesma mãe. Priscila Cristina Carvalho, 30 anos, e Renata Aparecida Carvalho Pereira, 26 anos, são irmãs e conseguiram passar nas fases estabelecidas pelo curso. Ao saber que as filhas iriam participar do curso, a mãe, a funcionária pública Isabel Cristina Abreu, 57 anos, ficou exultante. “Torci muito para as duas”, disse. Após receber a notícia de que as filhas passaram em todos os estágios, Isabel ficou tão emocionada que foi preciso ser levada ao hospital. “Precisei de um auxilio para me recuperar da notícia”, comentou. Ao perguntar sobre ver as filhas atuando como GCM, ela disse que vai levar naturalmente, sem nenhuma preocupação. Nas três fases, as duas tiveram mais dificuldade no estágio em que a parte física era primordial. “Nós duas éramos sedentárias, não praticávamos nenhuma atividade física. Uma semana antes de começar essa fase, nós fizemos de tudo para adquirir uma forma física ideal, sendo assim, possibilitando conseguir realizar todas as tarefas do curso”, disseram as irmãs.


Agentes comunitários

O início da primeira corporação da GCM aconteceu ao som do hino nacional executado por um grupo formado por policiais militares (PMs), ao mesmo tempo em que ocorria o hasteamento de bandeiras, com a participação do prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT); do vice-prefeito Marcos Mâncio (PMDB); da Coronel Fátima Ramos Dutra, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7) da região; e do delegado policial Paulo Cesar Martins Neves; sendo que cada um levantou uma bandeira: Brasil, Mercosul, São Paulo e Votorantim, respectivamente. Estiveram presentes ainda, secretários municipais, vereadores e autoridades policiais da cidade e região. Em todo o momento, familiares dos agentes comunitários tiravam fotos, comentava com o colega ao lado que seu filho estava entre as 30 pessoas da corporação.

Pivetta, em discurso, destacou sua luta desde 1990, quando ainda era vereador da cidade, para ter a GCM patrulhando em Votorantim. “Depois de duas décadas, agora o sonho virou realidade”, relembrou. Segundo o prefeito, os agentes comunitários não farão, pelo menos por enquanto, um trabalho rigoroso, de intensidade. “Eles (guardas municipais) vão começar devagar no início da sua função. Frear a ansiedade tanto da população quanto deles, para que o ofício de cada um seja efetuado da melhor forma possível”, destacou, dizendo que ele será a pessoa responsável para frear a ansiedade de todos. Pivetta finaliza comentando que a maioria largou seu emprego formal fixo para participar das etapas do curso preparatório. “Eles se arriscaram, mas acabaram chegando lá.”



Guarda Municipal



A Guarda Civil Municipal de Votorantim terá o perfil comunitário, com agentes atenciosos e cuidadosos com o cidadão, preservando o patrimônio municipal. Além disso, a corporação vem para dar um suporte aos PMs. Segundo o secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro, a GCM não vem para substituir ou fazer o papel da PM, pelo contrário, irá ajudar conforme a necessidade do dia a dia”, esclareceu. Claudinei ainda comenta que a guarda terá um papel fundamental de orientar o trânsito, fiscalizar prédios e áreas públicas, atividades que os militares nem sempre podem atender de prontidão.

Na questão de armamento, como foi questionado em outra reportagem da Folha, o comandante Gilberto Felício de Camargo, major da reserva da Polícia Militar, disse que há estudo para solicitar armas de fogo. “É difícil adquirir uma arma como essa, devido as licenças que demoram até um ano para sair.” Ao ser questionado sobre o tipo possível de arma, ele respondeu que poderá ser uma calibre 38 ou 380. No ano passado, a ideia era utilizar o teaser (arma de eletrochoque), por ser um armamento não letal, apesar de alguns incidentes fatais com o teaser em algumas localidades do País. “Mesmo assim, é uma outra alternativa de arma que estamos estudando”, comentou.

O equipamento de cada inspetor será tonfa (cassetete), algemas e spray pimenta. Em relação ao uniforme, será utilizado azul escuro, seguindo padrão nacional.

A sede da GCM fica no Parque Jataí, no mesmo prédio onde funciona a Incubadora de Votorantim (Núcleo de Desenvolvimento Empresarial). A frota inicial da GCM, prevista para chegar hoje, é de três automóveis (GOL, geração 5), quatro motocicletas e quatro bicicletas.

A Guarda Municipal de Votorantim começou seu trabalho ontem mesmo, fiscalizando o Centro e arredores da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim