sexta-feira, 20 de abril de 2012

PA Central retoma atendimento em prédio revitalizado a partir deste sábado

 

 

Atendimento humanizado e com classificação de urgência e emergência estão entre as novidades

 

Em solenidade ocorrida no final da tarde desta quinta-feira (19), o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, juntamente com seu vice, Marcos Mâncio, entregou a reforma da Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA), além de fazer o lançamento do Programa de Urgência e Emergência que deverá trabalhar de forma integrada com o Samu. Após a entrega, a unidade retoma o atendimento a partir da tarde desta sábado, tendo em vista que durante o período de obras os pacientes receberam atendimento em espaço adaptado em salas anexas ao Hospital Municipal.

 

Pivetta destacou durante a solenidade que o PA tem sido muito significativo para cidade. "Lembro que aqui nós já implantamos a Farmácia 24 horas, para que o paciente já saia da unidade medicada", ressalta. Ele disse ainda da importância da reforma tendo em vista que a partir de agora a unidade terá um espaço para atender as crianças com um espaço totalmente diferenciado o que dará mais tranqüilidades aos pais, além de das divisões de salas de observação masculino e feminino.

O prefeito lembra ainda que um dos diferencias desta fase do PA será a identificação e classificação dos pacientes de acordo com a necessidade de atendimento. "Vamos fazer um atendimento mais humanizado", disse. Durante o discurso Pivetta, lembrou ainda da construção de mais duas Unidades de Pronto Atendimento para atender a região da Vila Nova e do Parque Jataí.

A reforma inclui a implantação de uma ala de pediatria que vai oferecer atendimento diferenciado às crianças com uma sala de espera especial; nova recepção, com um balcão mais adequado para o atendimento ao público; consultórios; sala de espera; sanitários com acessibilidade, revitalização e paisagismo da fachada. Também ocorreu a ampliação das salas de observação que vai atender de forma diferenciada e em espaços separados específicos como adulto masculino e feminino.  A nova dependência deverá funcionar com o quadro médico formado com clínicos gerais, pediatra e um especialista em traumatologia que fará atendimentos três vezes ao dia.

De acordo com a secretária de Saúde, Gladys Leite Barasnevícius, a implantação do SAMU Votorantim permitiu uma melhor distribuição dos atendimentos e destinação dos pacientes que solicitam uso do transporte de Ambulância visto que os casos mais graves atualmente são regulados pela Central diretamente para o Conjunto Hospital de Sorocaba vindo para o PA de Votorantim os casos de menor complexidade de urgência.

O Programa de esclarecimento a população também prevê a orientação de quando solicitar o serviço SAMU 192 e quando solicitar as Ambulâncias Brancas do município.
Outra ação que será desenvolvida no PA é a implantação de um setor de acolhimento aos pacientes que realizará a classificação dos pacientes em casos graves - que deverão ter prioridade no atendimento, casos intermediários e caso de menor gravidade. Todos os pacientes serão informados do tempo médio de espera para atendimento  assim, dando prioridade de atendimento aos casos graves.
Também foi apresentado o será implantado o serviço "Posso Ajudar", que orientará os pacientes dentro do prédio da UPA com relação aos setores que deverão se dirigir, evitando grande fluxo de pacientes dentro do prédio. Os pacientes e acompanhantes serão identificados no interior da unidade evitando a permanência de mais de um acompanhante por paciente.

A solenidade de entrega contou ainda com a presença de secretários municipais; representantes de entidades e conselhos; autoridades policiais e vereadores.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim