A Secretaria de Saúde de Votorantim abriu nesta segunda-feira (22), um processo de sindicância para apurar os constantes atrasos e faltas dos médicos plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA). A unidade atende em média 300 pacientes por dia, e nesta segunda, não foi diferente, quando houve uma grande procura, o que acarretou numa longa espera devida as faltas e atrasos dos profissionais.
O prefeito Carlos Augusto Pivetta destacou que esses atrasos não podem continuar ocorrendo. "Nesse momento a Saúde já abriu sindicância e com isso vamos adotar todas as medidas jurídicas necessárias", disse o prefeito. Ele lembra ainda que a comunidade recebeu na última semana uma unidade totalmente revitalizada e que essas ações por parte de alguns profissionais não podem continuar ocorrendo.
A direção da unidade informa que no período da manhã houve a falta de um médico clinico geral e os outros três chegaram com atrasos de uma a duas horas. Já na parte da tarde os quatro clínicos gerais chegaram atrasados, além da falta de um pediatra e atraso do outro.
De acordo com a secretária de Saúde, Gladys Leite Baranevícius, na segunda feira o PA atende com quatro clínicos gerais e um pediatra de manhã, com plantão das 07 às 13 horas e das 13 às 19 horas com quatro clínicos gerais e dois pediatras. Além de um especialista em traumas que faz o atendimento três vezes ao dia. Para os demais plantões os números de profissionais são os mesmos, com exceção de pediatras que é um por plantão.
Com esses atrasos houve um grande acúmulo de pacientes, que inconformados com a demora queriam adentrar as dependências da unidade.
Com a entrega da reforma do prédio da unidade está sendo implantado o Programa de Urgência e Emergência que consiste na orientação do uso dos serviços no município, visto que atualmente cerca de 60% dos atendimentos realizados no Pronto Atendimento são de consultas que poderiam ser absorvidas na rede de Unidade Básica de Saúde, o que vem acarretando sobrecarga do serviço de urgência.
De acordo com a Secretaria de Saúde a implantação do SAMU Votorantim permitiu uma melhor distribuição dos atendimentos e destinação dos pacientes que solicitam uso do transporte de Ambulância visto que os casos mais graves atualmente são regulados pela Central diretamente para o Conjunto Hospital de Sorocaba vindo para o PA de Votorantim os casos de menor complexidade de urgência.
Também vem sendo implantado o serviço "Posso Ajudar" que orientará os pacientes dentro do prédio da UPA com relação aos setores que deverão se dirigir, evitando grande fluxo de pacientes dentro do prédio. Também os pacientes e acompanhantes serão identificados no interior da unidade evitando a permanência de mais de um acompanhante por paciente.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação/SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.