Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Sorocaba e Votorantim avaliam 1º mês do Samu regional


Notícia publicada na edição de 29/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A
José Antônio Rosa

Novo banco de dados passa a concentrar informações a respeito da política de atenção emergencial

Sorocaba respondeu por quase 70% do total de chamadas: foram 1.331. Já, Votorantim atendeu 127 - Por: Pedro Negrão

Com quase duas mil ocorrências registradas no primeiro mês de funcionamento - entre os dias 1º e 31 de março -, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional (Samu), foi bem avaliado pelas Secretarias da Saúde de Sorocaba e de Votorantim, duas das cidades que ficam dentro de sua área de abrangência. Sorocaba respondeu por quase 70% do total de chamadas; foram, ao todo, 1.331. Os dados inauguram um novo banco que passa a concentrar informações a respeito da política de atenção emergencial aos casos de acidentes praticada na região.

Até por isso, conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, não há como estabelecer comparações com o quadro observado antes do funcionamento do serviço. Para efeito de análise, as estatísticas seguem uma evolução natural. O que se verificava antes de março, quando o Samu ainda não havia sido implementado, não seria, portanto, muito diferente daquilo que se vê agora nas 12 cidades integradas ao sistema.

Em nota, o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, destacou que a equipe do Samu tem prestado "a melhor assistência possível, e que a atuação conjunta da Central com o Corpo de Bombeiros consiste num importante alicerce do trabalho desenvolvido". O secretário informou, ainda, que os problemas que existiam antes da implantação do Samu Regional já foram sanados. No momento, o comitê gestor do serviço trabalha para que todas as centrais sejam também habilitadas pelo Ministério da Saúde.

Já a secretária de Saúde de Votorantim, Gladys Leite Barasnevícius, disse que a implantação do Samu permitiu uma melhor distribuição dos atendimentos e encaminhamento dos pacientes que solicitam uso do transporte de ambulância, já que os casos mais graves são, atualmente, regulados pela Central e encaminhados diretamente ao Conjunto Hospital de Sorocaba. O Pronto-Atendimento (PA) de Votorantim concentra, assim, os casos de menor complexidade de urgência.

Os números
Além de Sorocaba, com 1.331, e Votorantim, com 127, o levantamento divulgado ontem dá conta de que, neste primeiro mês de funcionamento do Samu Regional, Ibiúna, atendeu a 110 chamadas; Mairinque, 86; Piedade, 72; Iperó, 55; Pilar do Sul, 52; Capela do Alto, 36, e Araçariguama, 24.

Em Votorantim, conforme nota da Secom, a maioria das pessoas socorridas tem entre 20 e 39 anos e são do sexo feminino. Os bairros que mais tiveram frequência de chamadas foram Vila Nova Votorantim e Parque Bela Vista. Grande parte dos atendimentos foi dirigida ao Pronto-Atendimento (PA Central) do município.

A coordenação do Samu local explica que, ao ligar para o número 192 em busca de atendimento, a chamada é atendida pela Central de Sorocaba, que realiza orientações e faz o procedimento de encaminhar a ambulância até o endereço. A equipe do Samu Votorantim informa que o serviço difere da chamada "ambulância branca", que atende ocorrências pelos telefones (15) 3247-2654 e 3343-4519. A partir da ligação, o atendente já transfere o pedido e a viatura vai até o chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.