quinta-feira, 19 de abril de 2012

UPA será entregue nesta quinta

 

 

Com uma média de 9.500 atendimentos por mês, o Pronto Atendimento Central (PA), será entregue a população nesta quinta-feira (19), após passar por obras de reforma e revitalização de todo o seu espaço. De acordo com o prefeito Carlos Augusto Pivetta os pacientes terão uma unidade totalmente renovada e mais agradável, além de um atendimento humanizado, tendo em vista que na oportunidade será lançado o Programa de Urgência e Emergência.

A reforma inclui a implantação de uma ala de pediatria que vai oferecer atendimento diferenciado às crianças com uma sala de espera especial; nova recepção, com um balcão mais adequado para o atendimento ao público; consultórios; sala de espera; sanitários com acessibilidade, revitalização e paisagismo da fachada. Também ocorreu a ampliação das salas de observação que vai atender de forma diferenciada e em espaços separados específicos como adulto masculino e feminino.  A nova dependência deverá funcionar com o quadro médico formado com clínicos gerais, pediatra e um especialista em traumatologia que fará atendimentos três vezes ao dia.

Pivetta destaca a importância do Programa a ser implantado dentro da unidade o que permitirá a humanização dos serviços prestados à população. Com a entrega da reforma do prédio da unidade será implantado o Programa de urgência e Emergência que consiste na orientação do uso dos serviços no município, visto que atualmente cerca de 60% dos atendimentos realizados no Pronto Atendimento são de consultas que poderiam ser absorvidas na rede de Unidade Básica de Saúde, o que vem acarretando sobrecarga do serviço de urgência.

De acordo com a Secretaria de Saúde a implantação do SAMU Votorantim permitiu uma melhor distribuição dos atendimentos e destinação dos pacientes que solicitam uso do transporte de Ambulância visto que os casos mais graves atualmente são regulados pela Central diretamente para o Conjunto Hospital de Sorocaba vindo para o PA de Votorantim os casos de menor complexidade de urgência.

O Programa de esclarecimento a população também prevê a orientação de quando solicitar o serviço SAMU 192 e quando solicitar as Ambulâncias Brancas do município.
Outra ação que será desenvolvida no PA é a implantação de um setor de acolhimento aos pacientes que realizará a classificação dos pacientes em casos graves - que deverão ter prioridade no atendimento, casos intermediários e caso de menor gravidade. Todos os pacientes serão informados do tempo médio de espera para atendimento  assim, dando prioridade de atendimento aos casos graves.
Também será implantado o serviço "Posso Ajudar" que orientará os pacientes dentro do prédio da UPA com relação aos setores que deverão se dirigir, evitando grande fluxo de pacientes dentro do prédio. Também os pacientes e acompanhantes serão identificados no interior da unidade evitando a permanência de mais de um acompanhante por paciente.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim