Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Aglomeração Urbana será tema de debate na 2ª feira

 Notícia publicada na edição de 26/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A

 A ideia da proposta é promover um crescimento conjunto da região - Por: ERICK PINHEIRO

Representantes de 22 cidades da região de Sorocaba participarão de um encontro, que acontece na segunda-feira, para discutir a criação da Aglomeração Urbana (AU) de Sorocaba. O secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, estará presente no evento para destacar a importância de se desenvolver um crescimento conjunto como forma de fortalecer os municípios da região diante do Estado e até mesmo do País. O encontro acontecerá no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), a partir das 19h.

Entre as cidades que farão parte da AU estão Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Pereiras, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim. Com a união desses municípios, o governo estadual pretende integrar a região na Macrometrópole Paulista para possibilitar a administração, o planejamento e o crescimento das cidades regionalmente, inclusive com acesso a recursos do Estado, de financiamentos nacionais e internacionais, do governo federal, quando for o caso, e de um fundo mantido por rateio entre os municípios.
Com o aglomerado urbano, problemas comuns poderão ser resolvidos mais amplamente, conforme informações do governo estadual. Como exemplo, o governo destaca que a falta de infraestrutura, transporte intermunicipal, enchentes e destinação do lixo poderão ter ações globais. Assim que o aglomerado for aprovado, será criado o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, cujo foco será definir prioridades e usar verbas estaduais e federais para projetos conjuntos. O conselho será composto pelos prefeitos de cada cidade e por representantes do Estado, de forma paritária.
Com essa audiência pública, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano estará dando mais um passo para a criação do projeto da Aglomeração Urbana, para depois enviá-lo para votação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Além da discussão em torno da criação da AU, o evento também deverá tirar dúvidas que ainda existam a respeito das diferenças entre a aglomeração e a Região Metropolitana (RM), que é um projeto com intenções parecidas, de autoria do deputado estadual Hamilton Pereira (PT). O auditório da FUA fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.