Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Cabiru" traz música, teatro, dança e fotografia

 Notícia publicada na edição de 25/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C


 Por: Juliana Saker

Atende como festa, sarau, ou mesmo uma celebração da arte. Assim é o projeto "Cabiru", evento que o Coletivo Cê realiza amanhã, a partir das 18h, no Espaço Cê. "A ideia é que seja um encontro de artistas, professores e comunidade para estabelecer essa relação mesmo, para realização de trocas culturais, para saber o que acontece em Votorantim", conta Júlio Mello sobre o evento que fará parte do cronograma do coletivo e acontecerá bimestralmente.

O evento oferece atrações musicais, esquetes teatrais, dança e exposição. Os responsáveis pelo som serão as bandas Fones, Os Pontas e Pivetes, além da discotecagem do músico Henrique Ravelli. Juliana Saker realiza uma exposição fotógrafa no local. Hércules Soares fará uma esquete teatral. O destaque da noite fica por conta da apresentação teatral do grupo Colaboração em Dança, que apresentará, às 19h, o espetáculo "A sombra Daqui de Casa".

Rio da Coruja

Diferentemente da última festa realizada no local, que era uma celebração pela inauguração do espaço, o evento de amanhã tem como propósito discutir e realizar ações mais eficazes no bairro da Chave, onde estão instalados. "Convidamos artistas propositores da cena independente da região, para pensarmos formas de contribuir com o espaço, de interagir. Apesar de termos uma pesquisa na linguagem teatral, não nos limitamos apenas a isso, por isso a troca é importante, para entendermos outras linguagens", explica Mello, reforçando o sucesso das oficinas realizadas no local e voltadas para a comunidade. Em um texto no blog do coletivo (www.coletivoce.blogspot.com), a fotógrafa e integrante do coletivo, Tatiana Plens, resumiu poeticamente a intenção do encontro, batizado de "Cabiru", que em tupi quer dizer Rio da Coruja, em homenagem a um ninho de corujas alojadas aos arredores do espaço. "É entender que a arte não é feita só de artistas. É viver de troca. É fazer do ambiente o nosso campo de reflexões e da poesia o pano de fundo para que as pessoas que acreditam no poder transformador da arte, criem laços afetivos".
"Eles participam e já estão reconhecendo o trabalho que está sendo feito", comemora Hércules Soares. Como salientam, a utilização desse espaço permitiu que o coletivo dobrasse suas ações artísticas, com a criação dos cursos gratuitos de iniciação teatral, jogos lúdicos e capoeira, destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos do bairro, e a promoção de eventos culturais, com o objetivo de difundir e compartilhar a experiência e o modo de trabalho do coletivo. (Maíra Fernandes)

Serviço

A festa "Cabiru" acontece amanhã, a partir das 18h, no Espaço Cê, que fica na rua Carlos Alberto Rodrigues, bairro da Chave, Votorantim. A entrada é gratuita. Outras informações: www.coletivoce.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.