terça-feira, 22 de maio de 2012

Fórum mostra ações e iniciativas para um mundo sustentável

Notícia publicada na edição de 22/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A
André Moraes



Salette Lemos, jornalista da rede CNT, falou de responsabilidades - Por: Emídio Marques


Deixando de lado a divulgação de ações concretas e dados sobre a situação do Meio Ambiente nos níveis local, nacional e mundial, o Fórum Pré-Rio+20, realizado durante a manhã de ontem em Votorantim, buscou motivar a população a ter mais iniciativas para a promoção de um mundo sustentável. Exemplo dessa atitude é da ambientalista e consultora em resíduos sólidos Marli Medeiros, que é mundialmente conhecida por ter conseguido tornar o ambiente em que ela vive em um lugar melhor e mais focado na preservação do verde. Além de Marli, o escritor Augusto Cury, que possui livros que foram best-sellers em todo o mundo, destacou a importância de se ter uma sociedade crítica, que possa fazer a diferença em diversos setores, principalmente no ambiental, foco do evento.

Uma plateia formada por cerca de 250 pessoas acompanhou atenta as palestras durante quatro horas do evento. Segundo Cury, esse é um fator bastante importante para o que se busca preconizar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que é o envolvimento de todos na elaboração de políticas públicas e ações com o objetivo de se preservar os recursos naturais e saber utilizá-los da forma menos impactante. "É preciso que todos tenham um compromisso com a humanidade, priorizando a vida em sociedade."

Segundo o escritor, os problemas que o mundo vem enfrentando começam pela falta de compreensão do que é certo e errado por parte do próprio homem. "Como vamos desenvolver políticas ambientais, se o solo da nossa mente está contaminado? Eu vejo que a humanidade está tomando um caminho errado, pois estamos diante de uma casta de repetidores de informação. Mas, propagar a produção de repetidores de informações resulta-se em servos e não em pensadores", relata. Cury ainda destaca que, para se pensar em políticas públicas que visam a preservação do Meio Ambiente, é necessário que haja atitudes por parte da população, que serve como um impulso para surgir formadores de opinião.

Uma dessas pessoas de atitude de destaque no País é Marli Medeiros, que viaja pelo mundo inteiro contando sua história de superação e de tomada de decisões. Durante o fórum realizado em Votorantim, ela contou um pouco sobre como ela conseguiu mudar a comunidade em que vive, a Vila dos Pintos, em Porto Alegre, de um local perigoso para um gerador de recursos para a Prefeitura local. Marli é a criadora do programa Reciclando Vidas, uma entidade que trabalha com reciclagem de lixo, em que mais de 80% do quadro de funcionários é formado por mulheres que se sentiam deslocadas do mercado de trabalho. "Eu tive a ideia e mostrei que o lixo vale muito, é uma moeda altíssima. Com o nosso trabalho, nós conseguimos movimentar cerca de 20% da economia da minha cidade", afirma. Segundo ela, a tomada de atitude, como a dela, pode ser importante para a mudança do mundo, o tornando um local mais agradável de se viver e mais sustentável.

Além dos dois palestrantes, a jornalista da rede CNT, Salette Lemos, também falou aos presentes - substituindo o jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record - e exaltou a premissa de que, se cada um fizer sua parte, todos poderão cobrar dos governos mundiais, federais, estaduais e municipais ações mais efetivas em relação à sustentabilidade. "A responsabilidade do Meio Ambiente é nossa", conclui.

O fórum foi realizado por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), representando o único ato sobre a Conferência Mundial do Rio de Janeiro -que inicia-se em 13 de junho - organizado na região. Além dos palestrantes, estiveram presentes diversos ambientalistas da região, assim como o jurista Fernando Pinheiro Pedro, que é consultor de Direito Ambiental de diversos organismos oficiais do Brasil e do mundo e atuou como moderador do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim