Como forma de prevenir riscos de acidente, a Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (SESEC), juntamente com a GCM (Guarda Civil Municipal) deu início nesta quarta-feira (02), a campanha "Educação na Faixa". A ação visa orientar o cidadão como atravessar as lombo-travessias e faixas de pedestre do município com segurança. Principalmente as instaladas na avenida 31 de Março, onde o trânsito de veículos é mais intenso.
Todo o processo de orientação e abordagem educativa está sendo feito através do trabalho da GCM. Na oportunidade, ao atravessar o munícipe é informado a estender a mão orientando o fluxo de veículos a frear para que a travessia seja feita. Quanto aos semáforos, o pedestre deve aguardar e respeitar os sinais de 'pare' ou 'siga'.
Em Votorantim, foram implantadas 11 lombo-travessias, que ampliam a visibilidade do pedestre para o motorista. O prefeito Carlos Augusto Pivetta, afirma que o trabalho da GCM é essencial nesta campanha. "Votorantim passa à contar com mais esse dispositivo de transito, que é o sinal com a mão para só depois iniciar a travessia. Estamos iniciando uma ação que será continua, e visa dar mais segurança nas travessias de pedestres, reduzindo acidentes e preservando a vida", disse.
José Dias dos Santos, morador do bairro Ângelo Vial, comenta que se sente mais seguro. "Este método facilita atravessarmos. Outro lado bom é que os motoristas estão respeitando a gente", conta.
A SESEC informa que a GCM trabalha como orientadora de trânsito e não possui a função de multar. Este serviço é feito pela Polícia Militar da cidade que presta o serviço de agente de trânsito. Até o momento, nenhum acidente envolvendo veículo e pedestre na faixa foi registrado. A Secretaria informa ainda que entre 70% a 80% dos motoristas param nas lombo-travessias e faixas de pedestres, superando as expectativas dessa ação.
Confira algumas orientações de segurança:
Faça o novo sinal de aceno. Quando você estiver caminhando pela cidade, use sempre o novo sinal para atravessar na faixa. Ele funciona como um diálogo entre você e o motorista, sinalizando que você deseja atravessar.
Onde tem semáforo, respeite o semáforo. Normalmente, os semáforos estão em lugares onde circulam muitos carros. Nesses locais, é o semáforo que indica à hora de atravessar, por isso o novo sinal não deve ser feito. Aguarde a passagem dos veículos e a mudança de sinal para atravessar com segurança.
Para atravessar onde não tem faixa, preste atenção. Se tiver uma faixa de pedestres a 50 metros ou menos de onde você está, atravesse na faixa. É mais seguro e garante mais harmonia no trânsito. Onde não tiver faixa por perto, lembre-se: olhe para os dois lados, atravesse em linha reta e sem correr.
Onde não tem faixa de pedestres, não faça o sinal. O trânsito é para todos e você tem preferência na faixa. Onde não tem faixa de pedestres, o novo sinal não deve ser feito.
Dicas para o Motorista, motociclista e ciclista: Ao ver pedestre na faixa, pare e dê a preferência. Respeitar a faixa é mais do que gentileza, é lei. Uma lei que nasceu para deixar o trânsito melhor para todos. Quanto mais a faixa for respeitada, mais será usada pelos pedestres, tornando o trânsito cada vez mais disciplinado, harmonioso e organizado.
Reduza a velocidade perto de faixas de pedestres. É mais fácil enxergar o pedestre fazendo o novo sinal de aceno. Além disso, evita freadas bruscas que podem comprometer a condução do motorista que está no veículo de trás.
Pare antes da faixa. Dessa forma, o pedestre tem a certeza de que você vai dar a preferência para que ele atravesse a rua. Espere o pedestre atravessar. Somente acelere o seu veículo depois que o pedestre atravessou completamente a rua.
Seja prudente no trânsito. Não corra, diminua a velocidade ao se aproximar da faixa de pedestres e sempre fique atento ao veículo de trás.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.