O departamento foi aberto para atender quem trabalha fora - Por: Adival B. Pinto
Cerca de 500 Cartões SUS foram expedidos ontem, entre 8h e 12h, num mutirão realizado pela Secretaria de Saúde de Votorantim. Em dias normais o setor faz uma média de 300 cartões, segundo informações do chefe de expediente, Milton Vetorazzo Campioni. O departamento foi aberto com o objetivo de oferecer oportunidade de horário às pessoas que trabalham durante a semana. Campioni explica que a partir do dia 1.º de junho o documento será obrigatório para o agendamento das consultas médicas tanto na rede pública de saúde quanto na particular.
O chefe de expediente calcula que o setor tenha emitido mais de 90 mil Cartões SUS desde 2005. Durante o mutirão as pessoas puderam retirar a carteira na hora, enquanto que durante a semana o documento é emitido em até dez dias. O aposentado Benedito de Goes Vieira, 77 anos, morador do Centro de Votorantim, aproveitou para solicitar o cartão para toda a família. Munido de vários documentos pessoais, ele retirou Cartão SUS para a esposa e dois filhos. "Agora em todo lugar que você for na área da saúde vai precisar", justifica.
A auxiliar de produção Cibele Rodrigues Leite Ferreira, 33, do bairro Ângelo Vial, chegou à Secretaria com o marido e dois filhos para solicitar o documento. Para a família o serviço foi rápido e em apenas 15 minutos estavam com os documentos nas mãos. Para solicitar o Cartão SUS basta apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência; no caso de crianças, além dos documentos citados o responsável deverá levar cópia da certidão de nascimento.
Durante a semana - de segunda à sexta-feira -, o serviço é oferecido das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Saúde, localizada na rua Antônio Fernandes, 87, no Centro de Votorantim.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.