segunda-feira, 14 de maio de 2012
Perguntas ensinam sobre os números
Notícia publicada na edição de 13/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno Cruzeirinho
Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) "Parizette Jordão Bressane", Jardim Serrano, em Votorantim, participaram de um projeto interessante que ensina Matemática. Ao responder uma série de questões as crianças desenvolvem a disciplina de uma maneira criativa e mais divertida. Qual é seu endereço? O número do seu sapato? Quanto você mede? E o tamanho da sua camiseta? Na sua classe tem mais corinthiano ou santista? Quantos chocolates eu consigo comprar com cinco reais? Essas são apenas algumas perguntas que têm ajudado nessa atividade.
O Projeto Ensino da Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) do Ensino Fundamental, propõe estudar a Matemática explorando o cotidiano em que os problemas se apresentam. Como chamar a polícia, o bombeiro, ou então se preciso achar o número de telefone da escola onde estudo, por exemplo, são recursos onde os números se apresentam e os pequenos aprendem onde podem recorrer para conseguir informação. As respostas são diversas, desde procurar na lista telefônica até acessar a internet. Os alunos mostram que conseguem "resolver seus problemas" por diversos caminhos.
As respostas surgem de diferentes formas. Na Educação Infantil as crianças fazem gráficos, contam os dias no calendário, colecionam rótulos de produtos, conferem a letra inicial, quantas letras têm, quantos rótulos têm, quem trouxe mais, etc; e no 2.º ano do Ensino Fundamental as professoras usam até mesmo a certidão de nascimento da criança, onde constam os primeiros números que temos contato em nossa vida, dia, mês, ano em do nascimento. A Matemática ficou mais próxima do 3.º ano com a organização de um mercadinho onde os produtos são comprados com dinheiro de brincadeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.