Dentro da Semana de conscientização sobre a Luta Antimanicomial que visa a conscientização popular para que respeite e conheça os direitos dos portadores de transtornos mentais, além da humanização do tratamento psiquiátrico, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votorantim realizou nesta segunda-feira (14), no saguão do Paço Municipal, uma oficina de pintura que contou com a participação dos pacientes acompanhados dos profissionais da Saúde. Na oportunidade fizeram uma exposição das telas já produzidas pelos pacientes.
Segundo o Caps a oficina de pintura é realizada semanalmente e conta com a participação de 35 pacientes. Ela existe há três anos e é realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura juntamente com a Ong Pintura Solidária, com o suporte dos arte educadores que dão suporte e passam as técnicas da pintura em tela. "A arte contribui muito para eles poderem se expressar. Leva à imaginação e à criatividade. Esta atividade desenvolvida no Caps é uma das mais procuradas, além de ser um estímulo para que freqüentem o tratamento", disse a psicóloga Jocélia Cenci.
Uma das pacientes que aprova a atividade é Célia. "A oficina transmite paz, tranqüilidade, a gente brinca com as cores e o mais gostoso é ver o resultado pronto do que fomos capaz de criar. É um lugar onde a gente está entre os amigos e descontrai a mente e isso é muito bom", comentou.
O evento prossegue nesta terça-feira (15) das 9 às 12 horas, com oficina de Ikebana. Na quarta-feira (16), haverá oficina de argila. Na quinta-feira (17) roda de música entre os pacientes e a comunidade. Já na sexta-feira (18), último dia do evento os pacientes farão uma visita ao Caps de Itapetininga, para integração entre os pacientes através de atividades esportivas e culturais.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.