Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Trabalho da perícia criminal foi apresentado no Justiça Cidadã


 
Perito Criminal é o policial a serviço da justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos.
O programa Justiça Cidadã da última terça-feira (22) teve como convidado
Claudemir Costa Santos, Perito Criminal, Professor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo e  Professor Universitário e de MBA Pós-graduação. 
Claudemir explicou como é feita uma perícia criminal e a complexidade do trabalho. "As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo", comentou.
O Perito Criminal estuda o corpo ou objeto envolvido no delito, refaz o mecanismo do crime para saber o que ocorreu, examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais, entre outras ações.
Claudemir explicou ainda aos telespectadores a questão de análise de computadores e como é importante saber utilizar informática e a tecnologia existente. "As pessoas nunca devem transmitir on line dados pessoais, senhas  ou responder emails que solicitem esses dados, pois a internet é um sistema aberto de informações e, infelizmente, existem criminosos especializados em crimes de informática", orientou.
Os telespectadores participaram do Justiça Cidadã enviando suas perguntas e solicitando orientações de como utilizar de forma segura a internet.
Para Claudemir os pais devem sempre acompanhar o que seus filhos acessam, devem aprender a utilizar a tecnologia. "Hoje, os filhos sabem utilizar com mais eficácia a internet e os sistemas computacionais e é extremamente importante que os pais aprendam essa linguagem, acompanhem o que seu filhos fazem na internet, com quem se comunicam. Com orientação adequada e acompanhamento poderemos evitar sérios problemas", alertou.
Claudemir falou também o quanto é delicada a situação de acessar redes sociais sem regras de conduta, o que pode causar graves problemas. "Saber se utilizar da tecnologia oferecida, saber a dose certa de divulgação de fotos ou outros documentos particulares é uma questão importante para todos os cidadãos.
Para conseguir incriminar alguém nessa questão de crimes virtuais não é uma questão nada simples, são necessárias várias provas e um processo de investigação bastante complexo. O melhor a fazer é zelar e fazer uso consciente da tecnologia", finalizou.
O Justiça Cidadã é transmitido ao vivo, toda terça-feira, das 19h30 às 20h30 pela TV Votorantim (Canal 10 Supermídia) e via internet através do site www.tvjusticacidada.com.br


Cibelle Freitas
Assessora de Imprensa
www.tvjusticacidada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.