O documentário "Clementina de Jesus – Rainha Quelé" será exibido no próximo domingo, 13 de maio, às 11h, às 18h e às 23h, pela TV Votorantim Canal 10 da Super Mídia, na data em que se completa 124 anos da assinatura da Lei Áurea, cuja finalidade era extinguir a escravidão no Brasil.
Dirigido pelo cineasta Werinton Kermes, o documentário narra a trajetória da cantora Clementina de Jesus, carinhosamente chamada de Quelé pelos amigos, nascida em 1901, na cidade de Valença, Rio de Janeiro, na comunidade periférica de Carambita.
Dona de casa e empregada doméstica, foi descoberta já em idade avançada pelo pesquisador de música popular brasileira Hermínio Bello de Carvalho em 1963. A partir daí, começou a dividir os palcos mais importantes do Brasil com artistas consagrados como Paulinho da Viola, Pixinguinha e João Bosco, que não esconde a influência de dona Clementina na entonação de sua voz.
No repertório da artista se destacam os cantos de trabalho, entoados pelos escravizados em sua lida nas fazendas, as rezas dedicadas aos mortos (incelências), o jongo, o partido alto e também os sambas mais modernos do repertório de João Bosco, Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Martinho da Vila.
Ressaltando a importância do canto de Clementina de Jesus para a MPB e para todos os povos da diáspora negra, o filme traz também em destaque os depoimentos de artistas como Martinho da Vila, Leci Brandão, Cristina Buarque de Holanda, Carlinhos Vergueiro, João Bosco e Paulinho da Viola.
"Clementina de Jesus – Rainha Quelé" tem 56 minutos e já foi exibido para um público estimado de 50 mil pessoas, principalmente através de festivais no Brasil e no exterior, tendo conquistado prêmios. "O documentário é o retrato da negritude brasileira. Poder mostrar este trabalho já é uma imensa alegria e, em se tratando de TV Votorantim, esta alegria se multiplica. É a primeira vez que o documentário será exibido em um espaço de televisão e é mais do que justo ser na TVV e no dia 13 de maio, data que precisa sempre de uma reflexão", comentou Werinton Kermes.
O roteiro é assinado por Míriam Cris Carlos e a edição é de Marcelo Domingues. Na equipe técnica estão vários votorantinenses, como Jorge Silva, Luciano Leme da Costa, José Maria Valério, Luciana Lopez, Rosano Soares e Adriano Gianolla, que contribuíram para que o documentário se concretizasse.
A exibição acontecerá em tempo real também pelo site www.tvvotorantim.com.br
Serviço:
Data da exibição: 13/05 – domingo
Horário: às 11h, às 18h e às 23h
Emissora: TV Votorantim - Canal 10 da Super Mídia
Com exibição simultânea pela internet, através do site: www.tvvotorantim.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.