Vereador Bruno Martins de Almeida diz que todo mundo dá carona - Por: ERICK PINHEIRO
O vereador Bruno Martins de Almeida (PSDB), de Votorantim, reafirmou ontem que seu assessor deu carona a um munícipe com um carro da Câmara no dia 10 de abril, ato que alegou ser sua "responsabilidade" e considerado por ele um "trabalho legislativo". Em depoimento a portas fechadas, Bruno respondeu questionamentos de uma comissão da Câmara responsável pela condução do processo administrativo e comentou ainda que outros parlamentares fazem o mesmo.
Bruno Martins anunciou que deverá entrar com uma representação, para que a Casa de Leis investigue um outro vereador - cujo nome não foi revelado - que supostamente estaria utilizando um veículo oficial para ir até a faculdade onde estuda. Segundo a comissão do Legislativo, o depoimento do parlamentar deverá ser analisado, dando andamento ao processo que apura a denúncia apresentada pelo Cruzeiro do Sul em sua edição de 12 de abril.
O depoimento de Almeida começou às 10h, na Sala de Reuniões/Biblioteca da Câmara e foi finalizado por volta das 11h30. Já em sua sala, o vereador disse à reportagem que os representantes da comissão o questionaram sobre a veracidade de que a carona partiu de sua ordem, o que ele já havia assumido publicamente em entrevistas e até mesmo durante uma sessão legislativa, ocorrida no dia 16 de abril.
Segundo Almeida, todos os colegas da Câmara utilizariam os seus carros oficiais para transportar munícipes, exemplificando casos em que os parlamentares vão até os bairros, a pedido de um morador, para relatar os problemas de determinada região da cidade. "Isso é um trabalho normal, que todos os vereadores fazem. Quando um munícipe quer mostrar os problemas em seu bairro para o vereador, ele entra no carro da Câmara e depois é deixado por lá. Então isso é uma carona também, pois o munícipe fica no bairro dele", revelou.
Para o vereador, o seu ato não deveria ser punido, já que não existe nenhum artigo no regimento interno, proibindo os parlamentares de transportarem munícipes nos carros da Câmara. "A lei diz que o carro é para uso de fins legislativos e ponto. Então, quer dizer, entenda-se por trabalho legislativo, o trabalho do vereador de organizar a cidade, fazer leis e socorrer as pessoas que a Prefeitura não atende. Não existe um artigo dizendo que não se pode transportar munícipes", relatou.
Adilson Houlenes Mora, advogado de Thiago da Silva Schiming, assessor do vereador que ofereceu a carona ao munícipe, criticou os ocupantes da Mesa Diretora e disse que todos os vereadores oferecem caronas também.
O caso
No dia 12 de abril deste ano, o jornal Cruzeiro do Sul noticiou que o assessor parlamentar Thiago da Silva Schiming ofereceu carona a um munícipe de Votorantim, utilizando o carro oficial com placas 005 pertencente à Câmara. O veículo foi flagrado parado em frente a um centro de fisioterapia próximo à Estação Rodoviária de Sorocaba, por volta das 17h45 do dia 10. Quinze minutos depois, o assessor abriu a porta do veículo para dar entrada a um paciente, que estava acompanhado de uma senhora. Eles foram deixados no Jardim Araújo, Votorantim, onde moram.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.