quinta-feira, 7 de junho de 2012

VOTORANTIM SEM FAVELAS - Moradias devem ser entregues em outubro


 Notícia publicada na edição de 07/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A 
Priscila Fernandes
programa de estágio 


 Cerimônia marcou a assinatura dos contratos dos moradores do Votocel - Por: EMÍDIO MARQUES


O programa Votorantim Sem Favelas, apresentado ontem em uma audiência pública no auditório municipal, tem como meta atender a todos os moradores da cidade que residem em sub-habitações. De acordo com o prefeito Carlos Pivetta, 900 apartamentos serão viabilizados em parceria com a Caixa Econômica Federal, através do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. "Isso resolve o favelamento, que é o maior problema social do município hoje", afirmou. As primeiras 100 moradias - que ficam no Vila Pedroso III e já estão sendo construídas - devem ficar prontas em outubro deste ano e até o fim do ano 360 famílias já deverão ter recebido seus apartamentos. A entrega de todas as propriedades está prevista para meados de julho do ano que vem. O encontro também marcou a assinatura do contrato que dá início às obras dos prédios no bairro Votocel.

Durante a construção das unidades habitacionais, algumas moradias - nas quais os beneficiados vivem atualmente - precisarão ser demolidas antes da transferência, pois ficam exatamente em áreas que abrigarão parte dos conjuntos habitacionais. Por este motivo, o Executivo elaborou um projeto de lei para regulamentar um "aluguel social". A expectativa é de que o mesmo entre em votação na Câmara Municipal nas próximas semanas. Outra solução encontrada para que as famílias não fiquem muito tempo sem moradia definitiva será a utilização de um método de construção rápido. De acordo com o gerente comercial da construtora JRA, responsável pelas obras, após o término da fundação dos prédios, há capacidade de concretar uma média de dois apartamentos ao dia. Ele afirma, porém, que o ritmo das obras não diminuirá a qualidade da estrutura ou acabamento das moradias. "Por mais que seja rápido, não haverá interferência na qualidade", disse.

Os apartamentos terão 42 metros quadrados e contarão com dois quartos, sala, cozinha, um banheiro e área de serviço. O acabamento incluirá piso e azulejo. Cada morador terá direito à uma vaga de estacionamento, sendo que o condomínio oferecerá ainda salão de festa, área de lazer ao ar livre e quadra esportiva. As famílias selecionadas pela Prefeitura para participar do programa precisarão pagar os apartamentos durante dez anos. As mensalidades representam até 10% da renda familiar.

De acordo com o Superintendente Regional da Caixa, Sandro Vimer Valentini, as famílias só assinarão contratos de posse quando os apartamentos estiverem concluídos. A Caixa fará, ainda, uma verificação das famílias cadastradas pela Prefeitura - processo que foi realizado de acordo com um censo - pois só podem participar aqueles que possuem uma renda familiar inferior a R$ 1.600 e nunca foram beneficiados por outros programas de habitação estaduais ou federais.

Moradores do Votocel participaram, ontem, da reunião e da assinatura simbólica do acordo, mas ainda estão hesitantes. "Espero que vire realidade, pois já prometeram isso muitas vezes", disse Vilma Aparecida, que mora no bairro há 20 anos e relata já ter perdido a conta de quanto tempo aguarda por uma casa própria para onde possa ir com os cinco filhos e o neto. "Agora a gente tem um pouco de esperança", comentou Maria José Ribeiro,37 anos, que reside no Votocel desde os oito anos de idade. (Supervisão: Regina Helena Santos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim