segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Apae promove passeio ciclístico

 Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes


 Além de arrecadar leite, organizadores defendem a importância de divulgar o trabalho da instituição - Por: Aldo V. SIlva

Dentro das atividades da "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla" (que começou na última terça-feira e segue até amanhã), mais de 200 pessoas participaram ontem do "1º Passeio Ciclístico dos Apaexonados", evento realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votorantim (Apae). Além do caráter beneficente do passeio, que conseguiu arrecadar cerca de 600 litros de leite para a instituição, os organizadores defenderam a importância de divulgar o trabalho da instituição como meio de favorecer a inclusão das pessoas deficientes. "A ideia foi a de reunir um contingente pela inclusão, para que conheçam o trabalho da Apae, que é uma escola. Para repetirmos o quanto somos diferentes, mas que todos temos nosso potencial", explicou a diretora da Apae, Georgina Staduto.

Os ciclistas acompanhados de uma caminhão de som saíram da Praça de Eventos "Lecy de Campos", fazendo um percurso na região central de Votorantim, num trajeto de aproximadamente cinco quilômetros e retornaram ao mesmo local da concentração, onde houve sorteios de brindes. No percurso, por conta da época eleitoral, a todo momento era lembrado que não se tratava de um evento com cunho político.

A inscrição para o evento custou 2 litros de leite por participante, já que a Apae consome 400 litros de leite por mês. Mesmo assim, a diretora reforçou que o caráter era mais de inclusão, incentivo a atividades físicas e esclarecimentos do que arrecadatório. "Este primeiro passeio ciclístico, cuja realização tem também como objetivo arrecadar leite para que sejam usados na merenda escolar dos alunos da instituição, vem também ao encontro da necessidade de estimular a população a praticar esportes visando a boa saúde e o bem estar físico e mental", defendeu.

Aluna há três anos da instituição, Juliana Zanatta Barrili, de 17 anos, percorreu todo o percurso acompanhada pelos pais: o técnico em telecomunicações Esmeraldo César Barrili e a dona de casa Valquíria Regina Zanatta Barrili. Ao chegar ao destino, não escondeu a satisfação com o passeio, principalmente com a bicicleta. "Acho bacana pois divulga o trabalho que fazem na Apae e conscientizam a população", defendeu o pai. Para a mãe da garota, ao longo desses três anos, foi notável o reflexo da escola na vida da filha, pois focam bastante na questão do desenvolvimento motor dos alunos.

Além do passeio, a Apae tem realizado outros eventos, dentro da programação "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla", que segue até amanhã. Já fizeram um bazar com artesanato confeccionado pelos próprios alunos e os professores ainda participam do I Fórum de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial, em Itapetininga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim