sábado, 18 de agosto de 2012

Casais participam de Planejamento Familiar

Dentro do Programa da Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votorantim, está o Planejamento Familiar que promove ao casal o direito à informação, à assistência especializada e acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não filhos, a quantidade idealizada pelo casal, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado.

 

Para esclarecer e orientá-los, a Prefeitura realiza palestras sobre planejamento familiar às famílias interessadas. O atendimento gratuito é desenvolvido por uma equipe médica que orienta os participantes. As palestras acontecem às sextas-feiras, das 7 às 8 horas, no auditório da Unidade Básica de Saúde do Jardim Serrano.

 

As palestras são ministradas pelo médico ginecologista Edison Luiz de Campo Júnior que aborda também outros métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada como a tabelinha, coito interrompido, os métodos de barreira (preservativos masculino e feminino), DIU (dispositivo intra-uterino) e os métodos hormonais (pílulas e injetáveis) e pílula anticoncepcional.

 

Segundo o médico até então as cirurgias eram mais freqüentes em mulheres.  "Atualmente houve uma inversão, sendo a maior procura pelos homens devido a menor complexidade", contou o ginecologista.

 

"Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou", ressalta o médico.

 

A Sesa disponibiliza nas UBS métodos anticoncepcionais reversíveis (preservativos masculino e feminino, pílulas anticoncepcionais e contraceptivos injetáveis). Já para os casais interessados nos métodos não reversíveis como (vasectomia e laqueadura), as cirurgias acontecem conforme a lei 9263/96 que define o critério para a cirurgia. No caso de cirurgia, o casal passa por avaliação médica e psicológica para realização de exames pré-operatórios e agendamento da cirurgia.   

 

O casal Cristiane e Wellington que optou pela cirurgia. "Nos dias de hoje não dá para ter muitos filhos, temos duas filhas que são nossa alegria e estamos satisfeitos", disse Wellington. Sua esposa completa que o incentivo veio de sua mãe que engravidou aos 43 anos do sétimo filho. "Educar um filho não é fácil, é preciso ter condições financeiras e nós não temos como ampliar a família, por isso meu esposo vai passar pelo procedimento", finalizou Cristiane.

 

A Secretaria de Saúde informa ainda que os casais interessados no Programa de Planejamento Familiar devem procurar a UBS mais próxima da casa.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim