terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cruzeiro nas ruas - Votorantim

Notícia publicada na edição de 20/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A



 - Por: Adval B. Pinto


Heide Cristina da Silva, 28, operadora de produção, Jardim Clarice

Quais serão as melhorias no transporte público intermunicipal?

Erinaldo Alves da Silva (PSDB)

O transporte público do município é atendido de duas formas, pelo transporte urbano municipal e pelas linhas intermunicipais. No primeiro caso cabe ao município administrar, e o segundo a responsabilidade é do Estado, que faz a concessão às empresas de ônibus através de concorrência pública. É também de responsabilidade da Secretaria de Transportes a definição das linhas, dos horários, das tarifas bem como sua fiscalização. Aos municípios compete definir o itinerário dentro do município e propor mudanças de acordo com as reivindicações dos usuários, além da fiscalização de todo o processo na esfera municipal. O ideal é a agilização do transporte urbano integrado com o transporte intermunicipal, proposta esta que lutaremos para aprimorar cada vez mais.


Carlos Augusto Pivetta (PT)
O transporte público intermunicipal é regulamentado pela Artesp, e nisso se incluem as tarifas e operação das linhas. Da parte da prefeitura, cobramos sempre para que a frota da concessionária se mantenha renovada. Hoje, dos 20 carros que operam nas linhas suburbanas (destino a Sorocaba e Porto Feliz), 11 contam com rampas de acessibilidade. Claro que estamos atentos às demandas dos usuários e todas são encaminhadas à Artesp.
No transporte urbano, de competência da Prefeitura, a tarifa praticada é a mesma de 2009, de R$ 2,30, para o usuário do cartão, com subsídio que criamos. Dos 36 carros, 31 são adaptados para deficientes. Atingiremos 100% ainda este ano. A média de idade da frota hoje é de 4 anos, uma das mais baixas do país.


Fernando de Oliveira Souza (DEM)
Realizaremos tratativas junto à concessionária do transporte público para levantamento de todas as linhas existentes e seus respectivos horários e itinerários para uma melhor readequação no atendimento à população com pesquisa de origem e destino para maior conforto e segurança do usuário, muitos moradores reclamam da falta de opção de horários e também que alguns bairros não são contemplados com o serviço de forma que atenda suas necessidades.
Iremos realizar a revisão de planilha de custos e também expansão de benefícios a idosos, estudantes e pessoas com deficiência, além da implantação de modernos abrigos de ônibus com bancos em todo município para proporcionar maior comodidade aos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim