quinta-feira, 16 de agosto de 2012

'Eu Conto... Nós Contamos' será lançado no dia 24

Notícia publicada na edição de 16/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno C -

Livro traz 20 contos selecionados pelo Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura
 Capa do livro, que contará com edição de 2.000 exemplares - Por: Divulgação

O livro "Eu Conto... Nós Contamos", com 20 contos selecionados pelo Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura (em sua segunda edição), já tem data de lançamento marcada. Será no dia 24 de agosto (sexta-feira), às 20h, no Auditório do Jornal Cruzeiro do Sul - Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). O evento também celebra os 48 anos de Fundação Ubaldino do Amaral, instituída no dia 31 de julho de 1964, e os 358 anos de Sorocaba, celebrado ontem. Os autores dos contos vão se encontrar pela primeira vez no dia do lançamento do livro e terão mais um motivo para fazer dessa uma noite de comemoração: a FUA dobrou a tiragem da publicação. Eram previstos, de acordo com o regulamento do concurso, a impressão de 1000 livros, no entanto, a tiragem passou para 2 mil livros impressos. Cada um dos autores vai receber 75 livros para vender ou distribuir, conforme a própria vontade. A FUA ficará com 500 exemplares para distribuir em bibliotecas, escolas e entidades culturais.

Organização civil sem fins lucrativos, proprietária do jornal Cruzeiro do Sul, a Fundação Ubaldino do Amaral atua com o intuito de dar apoio e promover a educação e a cultura na cidade de Sorocaba. Uma das vertentes da instituição para concretizar esses objetivos é o estímulo à leitura. Entre suas ações em prol dessa missão está o projeto "Ler é Prazer", que garante a distribuição gratuita, todas as semanas, do suplemento infantil Cruzeirinho a todos os alunos das escolas municipais de Sorocaba e Votorantim. Outra frente de ação, na verdade uma tradição da FUA, é a edição de livros. Desde 1969, a FUA atua como editora registrada na Biblioteca Nacional, tendo publicado já mais de 40 volumes, praticamente um livro novo por ano. Diversos gêneros literários de ficção e não-ficção, foram publicados de 1969 até 2011. Histórias de Sorocaba, de sua região e do Brasil, romances, volumes de contos, crônicas e poesias, ensaios sobre folclore e música, coletâneas de textos jornalísticos e biografias estão entre os trabalhos editados.

Para estreitar laços com escritores, incentivar a produção de textos e ampliar os espaços para que autores mostrem suas produções, a instituição teve a ideia, em 2010, de promover um concurso literário, com sua primeira edição voltada a premiar o autor de um livro inédito. O primeiro Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura resultou então na publicação do romance "Antes Tese", da publicitária Renata Cunha. A continuidade do projeto surgiu com uma novidade e a segunda edição do prêmio foi reformulada afim de publicar um livro de contos. As inscrições dos candidatos foram feitas em 2011 e nesse mesmo ano os textos foram julgados por uma comissão formada pelo escritor Antônio Francisco Mascarenhas, representante do Gabinete de Leitura Sorocabano, e pelos jornalistas Anclar Patric Crippa Mendes, Daniela Jacinto, Juliana Simonetti, Simone Sanches e Valdecir Rocha Pinto, todos do Jornal Cruzeiro do Sul/FUA.

O livro

Foram selecionados 20 contos de autores de diferentes idades e experimentações na arte de escrever, alguns iniciantes na literatura, outros muito experientes, como Paulo Fontes, pesquisador da história e do folclore de Sorocaba e Votorantim e escritor de crônicas, algumas delas para a coluna "Segundão do Marvadão", publicadas às segundas-feiras no Cruzeiro do Sul. Fontes faleceu em março desse ano, aos 77 anos, e é para ele que o livro "Eu Conto... Nós Contamos" é dedicado. "Ele era o autor mais idoso de todos os participantes do livro e é uma pena que não esteja conosco, mas, por outro lado, é confortador perceber que ele faleceu estando em plena atividade, e tendo consigo a certeza de mais uma vitória, com a seleção de seu conto "Anjos também assobiam" para compor o livro", comentou José Carlos Fineis, jornalista do Jornal Cruzeiro do Sul, idealizador e coordenador do Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura, responsável pela organização, edição e supervisão de arte do livro.

Os contos receberam notas de 1 a 10 conforme tema, originalidade, criatividade, correção e produto final, mas o critério de ordem de classificação na publicação obedeceu a idade dos autores, em ordem decrescente, colocando todos os selecionados em igualdade. Impresso pela gráfica Yangraf, de São Paulo, tem 239 páginas. O projeto gráfico, a arte da capa, diagramação e arte-final foram produzidos por uma equipe de funcionários do Cruzeiro do Sul. A diagramação ficou sob responsabilidade de Gabriela Lopes da Caria Silva e a capa foi produzida por Emerson de Godói Soares e José Carlos Fineis. A jornalista Sandra Nascimento é a responsável pela revisão desse trabalho. As fotos internas foram feitas por Valner Matheus, César Silva, Emerson de Godói Soares, Renata Rocha e Pedro Negrão.

É de Laelso Rodrigues, presidente da diretoria executiva da Fundação Ubaldino do Amaral, a apresentação do livro. Ele frisa que o livro "Eu Conto... Nós Contamos - 20 contos selecionados pelo Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura" reforça, no ano que se celebra o aniversário de 48 anos da FUA, o compromisso da instituição com os projetos de alcance social. Laelso Rodrigues diz também que espera que os leitores apreciem a obra, "como apreciamos organizá-la, desde a elaboração do regulamento do concurso à formação da comissão julgadora e posteriores contatos com os autores selecionados."

Veja o nome dos autores selecionados e contos produzidos por eles na ordem em que foram classificados no livro:

Paulo Fontes - "Anjos também assobiam"
Moacir Candido da Silva - "O pescador de Cananeia"
José Osmir Fiorelli - "O fantasma da Parada do Alto"
Vera Alvarenga - "Como uma bola de meia..."
Antônio Fernandes - "Identidade perdida"
Maria Ines Sotto - "Zélia, uma flor de menina-moça"
Angela Cristina Santos de Jesus - "Cidadã exemplar"
Fernando de Paula Souza Jr. - "O velho e a fênix"
José Francisco Benites Calderon - "O porão azul"
Jorge Facury - "Credencial 21"
Gerson Mendes Miano - "Conto natalino"
Rodrigo Lopes - "Quase, mas não"
Bianca Nóbrega - "Balões azuis"
Mila Olivier - "Hotel da Glória"
Renata Cunha - "Liberdade"
Milene Martinez - "Calendário"
Leandro Paiffer - "3 por 6"
Jéssica Almeida Santana - "Bosque das bruxas"
Mônica Helena Marconi de Lima - "Tempos juninos"
Guilherme Manzoni Leite - "Encontro em uma tarde de tormenta"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim