César Santana
programa de estágio
Os tachões instalados em rodovias ou em
vias de trânsito rápido podem desequilibrar um motociclista e provocar
acidentes - Por: FÁBIO ROGÉRIO
Daniel alerta para o perigo de mudar de faixa nas estradas - Por: FÁBIO ROGÉRIO
Os tachões instalados em rodovias ou em
vias de trânsito rápido podem desequilibrar um motociclista e provocar
acidentes - Por: FÁBIO ROGÉRIO
Não bastassem as dificuldades enfrentadas diariamente no trânsito, os motociclistas têm sofrido com alguns obstáculos que dificultam ainda mais o tráfego de motos principalmente em rodovias, onde ficam mais expostos a acidentes em meio a tantos veículos.
Conhecidos como "tartarugas", as tachas que dividem os dois sentidos ou faixas da pista, causam apenas alguns solavancos para veículos de quatro rodas. No entanto, para as motocicletas, a situação é outra: com pneus estreitos, ao passar por cima de uma tacha, a moto pode sofrer um impacto muito grande, ocasionando até a perda de equilíbrio por parte do condutor. No km 99 da rodovia Raposo Tavares, uma fileira de tachas foi colocada nos dois sentidos da pista. No trecho, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h, e não só as motocicletas, como também carros e demais veículos, trafegam em alta velocidade, muitas vezes, até mesmo acima do limite. Para quem segue no sentido Votorantim/Sorocaba, o perigo é ainda maior, pois trata-se de uma declive.
O comerciante Adrielison dos Santos Silva revela que já sofreu um acidente causado por uma passagem sobre uma tacha em Sorocaba. "Perdi o equilíbrio com o impacto e caí. Infelizmente, o tanque da moto ficou danificado", lamenta. Para o vigilante Valdir Barbosa, os dispositivos poderiam ser menores para diminuir o perigo. "Não é necessário uma peça tão grande como os que são colocados em alguns locais. Um menor, desde que seja refletor, já é capaz de sinalizar perfeitamente. Nunca cheguei a cair, mas eles atrapalham bastante porque às vezes não temos tempo para desviar", alerta.
Através de nota, a concessionária responsável pelas rodovias do oeste do Estado de São Paulo (rodovias Presidente Castello Branco, Raposo Tavares, Senador José Ermírio de Moraes e Celso Charuri), a CCR ViaOeste, informou que nunca registrou acidentes em trechos onde há a existência de tachas na pista. Segundo a empresa, o objetivo delas é "reduzir os entrelaçamentos em locais onde há contribuição de carros na lateral da via, aproximação de travessia e/ou radar, reforçando a necessidade de redução de velocidade". Ainda de acordo com a CCR ViaOeste, os dispositivos não oferecem perigos aos motociclistas, que "devem trafegar no centro da faixa de rolamento". A concessionária explica que não existe nenhum outro tipo de equipamento que possa atender ao mesmo fim.
Outros obstáculos que incomodam os motociclistas são as passagens especiais destinadas aos veículos de duas rodas que são encontradas em alguns pedágios. Por serem muito estreitas, causam dificuldades para motos de grande porte. O diretor do Free Bikers Moto Clube de Sorocaba, Carlos Farrapo, conta que existe uma grande mobilização entre motociclistas para que as passagens sejam devidamente ajustadas à todos os tipos de motos. Ele conta ainda que já enfrentou dificuldades em um pedágio da rodovia Castello Branco, em Barueri. "Em uma oportunidade, risquei a lateral da minha moto e quase perdi as bolsas laterais. Além dos danos, essas situações causam constrangimento a nós. Esperamos que essas medidas sejam adequadas para evitar esse tipo de situação". Para ele, as motocicletas deveriam ser isentas de pedágios. "Motos não danificam as rodovias. Essa cobrança não é adequada", afirma.
Farrapo revela também que o clube perdeu um membro após um acidente em que o condutor da motocicleta sofreu uma queda após passar sobre uma tacha. "Há menos de um ano houve esse triste episódio em uma viagem. O motociclista escorregou em um tachão e perdeu o controle. Na queda, acabou por sofrer uma fratura no crânio e não resistiu", lamenta.
Para o motoboy Daniel Fernandes, algumas atitudes por parte dos motociclistas podem ajudar a evitar acidentes. "É importante manter a atenção a todo instante. Além disso, evitar trocar de faixa quando não há necessidade também diminui os riscos". Daniel não se mostra totalmente contrário quanto às passagens estreitas nos pedágios. "É justamente para que os motociclistas não passem muito rápido. Mas poderiam ser mais largas, desde que houvesse alguma lombada para redução de velocidade na chegada ao posto de cobrança", diz.
Sobre os corredores destinados à motociclistas em pedágios, a CCR ViaOeste informou que eles são adequados à largura de "qualquer moto de alta ou baixa cilindrada". Segundo a concessionária, não existem registros de motociclistas que não tenham conseguido atravessar as passagens, no entanto, existe um novo modelo de corredor para motos sendo estudado junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). (Supervisão Adalberto Vieira)



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