sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O conforto e o confronto do luto

Notícia publicada na edição de 17/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C -
Maíra Fernandes

Perda de amiga impulsiona resgate da peça "Soltando Verbo"; apresentação será em Votorantim


Os quatro amigos fazem uma homenagem à atriz Mariana Alves - Por: Divulgação / Larissa Ferreira
 
 
Há sete anos, um grupo de jovens atores de Votorantim montou, despretensiosamente, o espetáculo "Soltando o Verbo", adaptação do texto de Zécarlos de Andrade. Sem local para os ensaios, recorreram a casa de uma das atrizes, Mariana Alves, e montaram o espetáculo sozinhos. A iniciativa dos ainda adolescentes atores deu tão certo, que realizaram cerca de 100 apresentações, principalmente para escolas, já que o texto trata da Língua Portuguesa, passando por gêneros literários, autores consagrados como Machado de Assis e Ariano Suassuna, e refletindo sobre os sentidos das palavras e toda a complexidade da linguagem. Empolgados com o sucesso, chegaram a concorrer a um festival estudantil, onde foram premiados.
Passado o tempo, cada um foi para um lado - a maioria permanecendo no fazer artístico - e há um ano, um triste acontecimento acabou reunindo os atores. Era 16 agosto de 2011 e desta vez a notícia não era boa: Mariana, que participou intensamente da montagem e desenvolvia-se de forma participativa na cena teatral da região (na época havia concluído um ciclo de apresentações do premido espetáculo "Desterro", do Coletivo Cê), morreu vítima de um acidente de trânsito. A tragédia, no entanto, acabou reaproximando física e emocionalmente os amigos. De início, para o conforto e o confronto sobre a ideia da perda, do luto; hoje, passado um ano do episódio, para uma homenagem póstuma à Mariana, em forma de espetáculo. Mas não qualquer espetáculo: aquele mesmo, citado no começo do texto e da vida artística deles."Será uma homenagem, pois na verdade eu acho que a morte da Mariana foi que proporcionou esse reencontro. De certa forma estávamos afastados, cada um em seu canto, fazendo sua arte. Nos reencontramos e nos vimos tão distante, precisávamos nos reaproximar nesse momento tão difícil que foi a perda da Mari, e resolvemos remontar o Soltando o Verbo para homenageá-la", explica Júlio Mello, que juntamente com Ariane Sampaio, Daniele Silva e Rafael Bricoli apresentam hoje, às 20h, o espetáculo no Auditório Municipal "Francisco Beranger", em uma noite de homenagens. A entrada é gratuita e, além da peça, o público poderá conferir as imagens de Mariana em cena com seu último espetáculo, o "Desterro", e também ouvir depoimentos.
Não por acaso, o grupo resolveu se batizar informalmente de "4 Amigos". A ideia do reencontro é tanto homenagem como também um estreitamento dos laços, afrouxados pelo tempo e os compromissos diários de cada um. A iniciativa, conta Mello, teve início com os ensaios no começo do ano, mas por conta da agenda de cada um, a estreia acabou sendo adiada, a ponto que a única data possível culminou, despropositalmente, na semana que completa um ano da morte da atriz homenageada. "É um modo de trabalhar o luto, a gente sente muito essa perda. Um ano não é nada, tudo é muito presente ainda e parece que ela foi embora ontem. Foi um ano de transformação", sintetiza Mello sobre o processo que os amigos próximos, passaram e ainda passam ao lidarem com a situação. "A Mariana transformou a vida de todo mundo, o mais interessante não foi a montagem, mas o reencontro. Sentávamos e começávamos a conversar como se estivéssemos na escola, no tempo em que estudávamos juntos, falando sobre a vida... Acho que isso foi o mais importante para a gente", reconhece Mello, que desenvolve seu trabalho à frente do Coletivo Cê, em Votorantim.
O grupo de amigos que sobe ao palco hoje adianta que a pretensão é realmente apenas essa apresentação, mas como o texto teve bastante aceitação do público, Mello não descarta a possibilidade de continuidade. "Planejamos fazer só para esse momento, mas tudo pode acontecer e o teatro propõe surpresas o tempo todo, de repente...", insinua ele.


Serviço 

 
O espetáculo-homenagem "Soltando o Verbo", com "4 Amigos" será apresentado hoje, às 20h, no Auditório Municipal "Francisco Beranger", que fica na avenida Newton Vieira Soares, s/nº, Centro, Votorantim (próximo ao terminal de ônibus). A entrada é gratuita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim