quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PROERD: na luta contra as drogas e ensinando a dizer não


Programa já formou mais de 20 mil estudantes da rede municipal de Votorantim

"Hoje é dia de PROERD!" Esse grito de guerra é ecoado com muito entusiasmo pelos alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Votorantim a cada dia de aula do PROERD. O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência realiza um trabalho efetivo em Votorantim a mais de uma década, este ano chega a mais de 20 mil alunos formados.
As aulas são ministradas pela Policia Militar em um período de dez semanas, onde os alunos recebem apostilas contendo atividades a serem realizadas na companhia dos pais. Além disso, durante a semana os alunos elaboram uma caixinha de perguntas, com dúvidas sobre drogas, bebidas e violência que são respondidas pelo policial, além de aprenderem a famosa música do PROERD.
O objetivo do programa é a conscientização para a resistência das drogas, bebidas alcoólicas e a violência em geral. Paulo Reis afirma que o PROERD é uma lição de cidadania e respeito à vida. "As crianças aprendem a importância de dizer não às drogas, de como se manter longe da violência e que atitudes positivas afastam o mal". O policial destaca ainda que a participação dos pais é essencial nesse período do 5º ano escolar. "As crianças passam por uma transição da infância para a pré-adolescência, uma fase de descobertas e a procura da auto-afirmação" complementa.
"Sempre direi não às drogas, pois no PROERD aprendo que o uso delas prejudica a saúde e o meu desenvolvimento" diz Mateus Bezerra, 10 anos, aluno da EMEF Walter Rocha Camargo. A aluna Sabrina Laíze, 10 anos, conta que o PROERD é muito importante. "Os policiais são amigos, nos ajudam, ensinam como se afastar da violência e eu direi sempre não ás drogas".

  Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim