quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tempo seco agrava problemas de quem mora em rua de terra

Notícia publicada na edição de 22/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A
Marina Costa - programa de estágio


Poeira invade casas. Chuvas, só na próxima semana

 Na rua Messias Furquim de Camargo, em Votorantim, cortina de poeira causa risco de acidentes - Por: Luiz Setti


 Terra dentro de casa e crianças sofrendo problemas respiratórios em decorrência do pó. Essa é a realidade de quem moram em ruas sem pavimentação em Sorocaba e Votorantim. O agravante é o tempo seco, com baixa umidade do ar. São 30 dias sem chuva, quadro que deve prosseguir pelo menos até segunda-feira da próxima semana, uma vez que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não prevê mudanças nos próximos dias.

A líder de produção Sandra Roberta Savazzi, moradora da rua José de Martini, Vila Carol, em Sorocaba, reclama que o movimento de carros pelo local faz com o que o pó invada as residências, uma vez que a via é de terra. "Ficamos doentes facilmente, alergia todo dia, não tenho como colocar a roupa no varal porque fica cheia de pó. Outros moradores foram até a prefeitura semana passada e disseram que ninguém sabe por que não assinaram a licitação." Segundo ela, o dinheiro para a pavimentação estaria disponível, mas falta a assinatura do prefeito para liberação.

O morador José Bandeira recorda que em março saiu nota de um vereador dizendo que as obras de pavimentação de ruas do bairro seriam iniciadas em abril deste ano. Porém, "até agora não vimos nada, eles prometeram e nada fizeram, pagamos nossas contas direitinho, sem atrasar e temos que ir até a prefeitura reclamar de um problema que eles deveriam ter resolvido há tempos". Morador da rua José de Martini desde 1972, Raimundo Paulo de Olanda também está indignado: "nunca fizeram nada, pavimentaram as ruas ao lado, e prometeram terminar a nossa, mas até agora nada, ficou tudo por isso mesmo".

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) informou que "o serviço de pavimentação de quatro ruas da Vila Carol será executado com recursos do Governo Federal (emenda parlamentar)" e confirmou que a pasta aguarda a liberação deste recurso para então iniciar a licitação das obras.

Votorantim

Há quase três anos, a cabeleireira Rozequeire Ananias vive em Votorantim, na rua Messias Furquim de Camargo, bairro Fornazari. Queixou-se que uma obra foi executadas nos arredores, os buracos tampados mas o restante do serviço não foi concluído e deixaram a terra amontoada. "Eles nem jogaram água para amenizar, não posso colocar roupa no varal e nem trabalhar direito, quem vai querer sair de um salão de cabeleireiro em uma rua como esta?", questiona. Rozequeire contou que um de seus filhos, Vinícius, de 8 anos, tem asma e sempre passa mal por conta de tanto pó na região. "Hoje ele faz tratamento porque antes ele não conseguia nem dormir à noite. Minha vizinha, Fátima, tem uma filha de um ano e não sai de casa porque tem medo que ela adoeça", comenta.

A Prefeitura de Votorantim informou que tem investido em pavimentação e recapeamento da via urbana e que o município aguarda receber recursos estaduais e federais para viabilizar melhorias. "Nos últimos 12 meses foram recapeados mais de 400 mil metros quadrados (...), da mesma forma temos mantido esforços para garantir a manutenção de estradas vicinais e ruas que não estão no perímetro urbano, como é o caso da rua Messias Furquim de Camargo." A previsão é que a referida via receba manutenção no início do próximo mês. Enquanto isso, o local ainda oferece risco para motoristas e pedestres. A rua é de mão dupla e quando um carro está subindo pela via, forma-se uma "cortina" de pó que atrapalha a visão de quem passa por ali, o que favorece a ocorrência de atropelamentos e colisões de trânsito. (Supervisão: Eduardo Santinon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim