sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Votorantim divulga resultado de Avaliação de Densidade Larvária

A Prefeitura de Votorantim, através do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde (Sesa), divulgou nesta semana os resultados da Avaliação de Densidade Larvária realizado durante todo o mês de julho. Ao todo foram visitadas mais de 600 residências em todo município.

 

Durante a visita é detalhado tudo que é encontrado na casa e que pode ser criadouro de Dengue. Foram encontrados 5,6 mil criadouros sendo três mil nos bairros: Parque Bela Vista, Jardim Tatiana, Vila Pedroso e Barreiro. São considerados criadouros materiais e objetos que estejam expostos e possam acumular água, em sua maioria são materiais que não servem mais para uso do morador, como copos plásticos, tampinhas de garrafa e latinhas.

 

No trabalho realizado no mês de julho foi atingido o índice de Breteau (I.B) de 0,5, que mede a incidência de larvas no município, ou seja, apenas quatro larvas foram encontradas. O índice está menor se comparado ao primeiro semestre deste ano, quando 31 larvas foram encontradas. O índice máximo desejável é de 1,0.

 

O trabalho de pesquisa, desenvolvido durante esses 30 dias, é importante para nortear as ações pontuais dos agentes de Zoonoses, reforçando assim o trabalho de conscientização nas áreas com maior pontuação.

 

Vale lembrar que apesar das quantidades de larvas serem poucas devido as baixas temperaturas, a quantidade de focos é grande, por isso é importante que a população continue colaborando com a equipe da Zoonoses.

 

Além disso, os profissionais da saúde prosseguem com trabalho de prevenção, fazendo visitas em pontos estratégicos como: borracharias, depósitos de recicláveis, escolas, entre outros lugares que podem ter mais incidência de larvas. No caso de confirmação de casos de dengue, um veneno, tóxico apenas ao mosquito, é pulverizado no bairro.

 

Este ano apenas um caso foi confirmado em Votorantim, sendo este importado. Os munícipes que apresentarem sintomas de dengue devem procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para diagnóstico mais precoce possível.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim