segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prociq forma turmas de cabeleireiro

Notícia publicada na edição de 26/11/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno B

   A profissionalização ajuda em uma nova renda familiar - Por: ARQUIVO JCS


Mais duas turmas do curso de cabeleireiro do Programa Municipal de Cidadania e Qualificação Profissional (Prociq), da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), da Prefeitura de Votorantim, receberam na última quinta-feira (dia 22), os certificados de conclusão. A formatura ocorreu no Auditório Municipal "Francisco Beranger.

O Prociq tem como objetivo qualificar trabalhadores em diversas áreas profissionais orientando-os para o mercado de trabalho e para o emprego formal e informal, proporcionando a inclusão profissional e social.
Desde 2009 o programa já formou mais de 5.000 pessoas que se inscreveram nos cursos de cabeleireiro, culinária, garçom e garçonete, doméstica, porteiro, pet shop, metrologia, leitura e interpretação de desenho, controle de qualidade, auxiliar de administração, auxiliar de recursos humanos e contabilidade.
A solenidade contou com a presença da secretária de Cidadania e Geração de Renda (Seci), Ivone Batista Nunes; das professoras do curso Vânia Rogéria Gonçalves e Solange Fátima Modesto; da diretora da Seci, Isabel Cristina Ramos, além dos formandos e seus familiares.
Para a secretária de Cidadania e Geração de Renda os cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura são de suma importância. "Acreditamos que as pessoas passam a conquistar espaço no campo profissional, crescimento pessoal, além da autoestima e geração de renda", disse Ivone.
Os cursos de cabeleireiros foram realizados no Cras do Promorar, na Incubadora do Parque Jataí, Cras do Novo Mundo e Associação de Moradores da Vila Garcia. Ao todo foram 80 alunos.
Para Márcio Pedro, o curso superou as expectativas. "Eu não sabia usar um secador e a ideia de cortar cabelo me dava pavor. Hoje tenho muitos clientes que acreditam no meu trabalho, aprendemos uma profissão e podemos ter uma renda, além de transformar simples cabelos em obra de arte", disse Márcio. Ele completa dizendo "O cabelo é a moldura do rosto e mesmo diante de gostos diferentes, uma coisa temos em mente é bonito ver a felicidade de nossos clientes", conclui.
Já a aluna Aletéia dos Santos disse o quanto elevou a autoestima e o incentivo veio da família. "Para mim não foi apenas um curso, mas a realização de sonho. Sempre quis trabalhar com a beleza e quando surgiu a oportunidade não pensei duas vezes. Hoje sou outra pessoa, o trabalho fortalece eleva a autoestima. Comecei atendendo familiares e amigos e agora já estou montando salão", disse.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim