Os moradores da rua José Ramos foram os mais prejudicados - Por: ARQUIVO JCS/ADIVAL B. PINTO
Moradores da rua Leôncio Monteiro, na Vila José Ramos, região do bairro do Rio Acima, em Votorantim, enfrentaram ontem problemas de abastecimento de água e reclamavam que a previsão de restabelecimento não foi cumprida pela empresa concessionária Águas de Votorantim, que havia emitido aviso de manutenção programada do sistema para quarta-feira, com término às 6h ontem. Porém a água demorou a chegar às caixas-d"água. Até a noite de ontem, os residentes nas casas localizadas na parte mais alta ainda sofriam com o desabastecimento.
O morador Luiz Carlos Saydel queixou-se da falta de água que se prolongou durante todo o dia de ontem. "Sabíamos que ocorreria o desabastecimento na noite de quarta e manhã de ontem, mas acabamos ficando sem água até a noite", criticou.
Segundo assessoria de imprensa da concessionária, três fatores contribuíram para ocasionar problemas de abastecimento de água em alguns bairros da cidade, durante esta quinta-feira, segundo o superintendente da Águas de Votorantim, Sérgio Braga. Segundo ele, a normalização do abastecimento era aguardada a partir das 22h de ontem, quando, geralmente, o consumo de água diminui.
Além da troca de equipamentos na cabine de força da ETA Central, responsável por 60% do abastecimento da cidade, ele enfatiza que, para fazer a troca, que objetiva modernizar o sistema da ETA, dando mais segurança na operação, houve a necessidade de interrupção da energia elétrica, paralisando a produção de água das 20h de quarta às 6h de ontem. A população foi comunicada sobre a operação, através da imprensa, com a empresa solicitando que os cidadãos fizessem uso racional da água até a normalização do abastecimento, prevista para se dar ao longo do dia.
No entanto, um fato inesperado acabou afetando todas as demais estações de água, que foram as constantes oscilações de energia e a interrupção por até duas horas em algumas delas, verificadas na noite de quarta e madrugada de ontem, devido ao mau tempo. A empresa explica que, com as oscilações, o reabastecimento completo dos reservatórios foi feito de forma intermitente quarta à noite e começo de ontem.
De acordo com a concessionária, somado às alterações no sistema de produção e distribuição de água, outro fator que contribuiu para a ocorrência de alguns problemas no abastecimento da cidade foi o grande consumo verificado ontem, devido ao forte calor registrado ao longo do dia. "Foi de fato um dia totalmente atípico, somando-se uma ocorrência prevista na ETA Central, para melhorar o sistema, e os problemas decorrentes de fornecimento de energia", finalizou a empresa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.