Rosimeire Silva
Jardim Bandeirantes e Jardim Serrano tiveram vias interditadas
Solidariedade na hora de levar a água até o reservatório doméstico - Por: Erick Pinheiro
Depois do protesto, caminhão-pipa apareceu, e as famílias abasteceram vasilhas e baldes - Por: Erick Pinheiro
O vigilante Célio Rodrigues de Almeida, morador do Jardim Bandeirantes, conta que a sua família está sem água até mesmo para cozinhar e tomar banho. "Com o calor que está fazendo esses dias é um absurdo que esse problema se estenda por tanto tempo". Para conseguir o mínimo de água para a higiene da família e o uso da casa, ele conta que está tendo que recorrer a parentes que moram do outro lado da cidade para buscar água. "Eu moro nesse bairro há 20 anos e nunca passei por isso".
A comerciante Ana Rosa Rossi, 47 anos, moradora do Jardim Serrano, reclama que desde terça-feira passada a região já vem sofrendo com o abastecimento de água. Ele comenta que apesar de ter 2 mil litros de água de reserva na caixa d"água, há dias não tem mais nenhuma gota para o consumo de casa.
Desde sexta-feira, o desabastecimento de água em Votorantim vem gerando reclamações. Luiz Carlos Saydel, morador da Vila José Ramos, região do bairro do Rio Acima, disse que a empresa concessionária Águas de Votorantim havia emitido aviso de manutenção programada do sistema para quarta-feira passada, com término às 6h de quinta-feira, mas a previsão de restabelecimento no fornecimento de água não foi cumprida e as torneiras ainda permaneciam secas.
Promessa de normalização
A concessionária informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que a previsão é de que até a madrugada desta segunda-feira, o abastecimento de água da cidade esteja normalizado. Segundo a empresa, devido os problemas no sistema operacional ocorridos entre quarta-feira à noite e sexta-feira, além do alto consumo de água registrado nos últimos dias em função do forte calor, os reservatórios da cidade ficaram com baixos níveis de água, o que impediu que o abastecimento fosse normalizado em algumas partes altas da cidade.
Conforme a concessionária, na quarta-feira passada foi efetuada a troca de equipamentos na cabine de força da ETA Central, que estava prevista e foi comunicada com antecedência à população, mas devido a oscilações e interrupção de fornecimento de energia nas demais estações houve problemas para a retomada do abastecimento de água nos reservatórios. Na sexta-feira pela manhã, os geradores que fornecem energia para a ETA Central também tiveram problemas de superaquecimento, ocasionando uma nova paralisação na produção de água. Apesar da empresa garantir que a produção de água pela ETA Central já esteja totalmente normalizada desde a tarde sexta-feira, o alto consumo de água durante o dia também teria afetado a reposição de água dos reservatórios.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.