Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Eles alegam que estão sem água desde quarta-feira (5).
Empresa diz que já solucionou o problema e serviço deve se normalizar.
Empresa diz que já solucionou o problema e serviço deve se normalizar.
Reprodução TV TEM
Os moradores de alguns bairros de Votorantim (SP) estão sofrendo com a falta de água em suas casas desde a última quarta-feira (5). A frequência do problema tem afetado as famílias, prejudicando em tarefas simples, como lavar louças e roupas e, até mesmo, para tomar banho.
A moradora do bairro Santos Dummond, Natália Nunes Pereira, diz que a situação é complicada. Mãe de dois filhos pequenos, a dona de casa está sofrendo com a falta de água. Louças estão acumuladas na pia, roupas sujas paradas e, para piorar, não está conseguindo levar os filhos para a escola. "Como eu vou enviar os meus filhos para escola sem banho? Isso é um absurdo.", desabafa a dona de casa.
Para conseguir cozinhar em casa e tomar água, o jeito está sendo improvisar. Natália tem ido na casa de sua mãe, que mora do outro lado da cidade, para buscar um pouco de água. "Se não consigo ir na casa da minha mãe, vou na rua de cima de casa pedir ajuda, já que lá está normal o abastecimento".
O problema não se restringe apenas ao bairro Santos Dummond. O técnico de rede e morador do bairro Vossoroca, Ricardo Augusto dos Santos, também está, desde quarta-feira, sofrendo com a falta de água em casa. Segundo ele, desde que o serviço foi privatizado pela Prefeitura, tem faltado água. "Vira e mexe, falta água aqui em casa. A torneira fica só com um pingo de água", comenta.
Ricardo está tendo que utilizar a água da piscina de sua casa para tomar banho, mas para comer ou beber ele precisa comprar. "Eu pago a água e tenho direito de reclamar. Independente de qual seja o motivo da empresa que administra o sistema de água na cidade, isso não pode acontecer".
A moradora do Jardim Serrano I, Roseneide Ribeiro dos Santos, está tendo que economizar. Ela conta com apenas uma caixa d'água pequena em casa. A família de Roseneide está tendo que escolher entre tomar banho e comer. "Ficar um dia sem tomar banho é melhor do que ficar sem comer, não é mesmo?", ironiza.
Em nota, a empresa que administra o abastecimento de água na cidade, Águas de Votorantim, informou que na quinta-feira (6) houve problemas no abastecimento da cidade. Isso teria ocorrido por três fatores: a troca de equipamentos na cabine de força da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, que estava prevista e foi comunicada à população, a oscilação e interrupção de fornecimento de energia nas demais estações e o alto consumo durante o dia.
A previsão inicial era de que o sistema estivesse normalizado até o final da noite de quinta-feira (6). No entanto, os geradores que fornecem energia para a ETA Central tiveram problemas de superaquecimento na manhã desta sexta-feira (7), ocasionando em uma nova paralisação na produção de água.
Dessa forma, a empresa informou também que o sistema de água em Votorantim só será completamente restabelecido na madrugada deste sábado (8). Enquanto isso, a concessionária pede para que a população faça uso racional de água, evitando desperdícios até que o abastecimento esteja totalmente normalizado.
Assista a reportagem:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/12/moradores-reclamam-de-falta-de-agua-em-varios-bairros-de-votorantim.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.