terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Orçamento de Votorantim não foi votado


Ouça a reportagem completa:





 Sessão da Camara de 03-12-2022 . Fotos Luciana Lopez - TV Votorantim


O projeto de lei que estima o orçamento de Votorantim para o próximo ano, não foi votado na Sessão da Câmara desta segunda-feira (03/12), conforme estava previsto na Ordem do Dia.

No momento da votação, o vereador Francisco Carlos Amorim (PT), líder do governo na Câmara, pediu para adiar em uma semana a votação do projeto. Os demais vereadores atenderam ao pedido de Amorim.

A principal alegação é que o prefeito, Carlos Augusto Pivetta (PT), pretende analisar junto ao setor jurídico, a possibilidade de readequar o projeto, levando em consideração o pedido realizado por entidades culturais da cidade, em especial a Associação Cultura Votorantim, que fez um apelo aos vereadores para que revissem o valor destinado para a pasta da cultura, uma vez que no projeto apresentado está prevista a redução de 18,9% no repasse para a Secretaria de Cultura, se comparado ao orçamento de 2012. Neste ano foi repassado R$2.296.000,00 para a pasta, e em 2013 está previsto o repasse de R$1.863.000,00.

A revisão deste item já havia sido prometida pelo próprio Prefeito Pivetta em entrevista à TV Votorantim. Na ocasião, Pivetta explicou que o orçamento destinado para Administração Direta (Prefeitura Municipal e Câmara) é de cerca de 202 milhões de reais, e que em anos anteriores, ele procurou sempre garantir pelo menos 1% desse valor para a Secretaria de Cultura. Pivetta afirmou que iria rever o Projeto de Lei Orçamentária Anual, para garantir 1% à Cultura, pois assumiu que seria um retrocesso diminuir o valor destinado à pasta.



No entanto, a revisão não foi efetuada, e por isso, representantes das entidades culturais procuraram os vereadores na quinta-feira passada (29/11) e apresentaram um pedido para que o projeto fosse realmente revisto.


Após a retirada da pauta de votação, a vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) (foto ao lado), filha do futuro Prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), aproveitou o momento da palavra livre e disse que também para pediu a revisão da margem de remanejamento das receitas orçamentárias, estimada em 15%, valor considerado baixo, segundo ela.


O líder do governo, Francisco Amorim (foto), explicou para a nossa reportagem (ouça a matéria completa) o por que de ter retirado o projeto e ainda comentou os motivos que fizeram a Secretaria de Finanças diminuir o valor destinado à cultura para o próximo ano.

Vale salientar, que mesmo depois de aprovado, o orçamento ainda poderá sofrer remanejamentos do próximo prefeito.




Não perca amanhã, no jornal da Ipanema, a reportagem com as demais informações sobre a Sessão da Câmara de Votorantim desta segunda-feira.

(As sessões são transmitidas na íntegra pela TV Votorantim Canal 10, a partir das 21h30 no mesmo dia.)





Luciana Lopez - colaboração da TV Votorantim para o Jornal da Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim