Ipanema Online
Nos dias 02 e 03 de Junho acontece o “Abaporu – Festival Comedor de Gente”, que vai reunir shows, exposições e outras atividades na Pedreira do Icatu, em Votorantim. A proposta do evento é reunir diversas culturas musicais como hip hop, reggae, maracatu, rock e jazz numa celebração à diversidade e à riqueza da música independente brasileira.
A programação do Festival contará com 12 atrações musicais de diferentes pontos do país, dos mais diferentes estilos, com destaque para o grupo paulistano de rap Z’África Brasil e os capixabas do Mukeka di Rato. Apresentam-se ainda os artistas da região The Biggs, INI, Iansã, Grupo de Violeiros de Votorantim, Êxodo da Babilônia, e Maracatu Leão da Vila. Completam a programação Axial (Mpb/Eletrônico-SP), Mama Gumbo (Jazz-SP), Bateria Alcalina (Samba/Frevo - Campinas) e Labirinto (Instrumental-SP).
O Festival conta ainda com o “Espaço de Formação Milton Santos”, que homenageia o geógrafo brasileiro e é destinado à capacitação e profissionalização de artistas, coletivos e outros agentes da cultura independente da região, onde ocorrerão oficinas e mesas redondas com profissionais da cultura como o jornalista Gustavo Brigatti (Jornal Zero Hora/Revista Cult) e o produtor Márcio Black (Compacto Petrobras).
Nos dias que antecedem o evento, o Festival movimentará a região com eventos complementares que visam trabalhar a formação cultural da região, tal como o Abaporu Na Escola (Shows e Oficinas Culturais realizadas com crianças e jovens estudantes em Salto de Pirapora e Votorantim) e as Oficinas Abaporu (Elaboração de Projetos Culturais, Elaboração de Turnês de Artistas Independentes, Debates sobre a Cena Artística Local e outros, em Sorocaba)
O Abaporu – Festival Comedor de Gente é uma realização do Coletivo Cultural Rasgada, com apoio da Funarte, Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria de Cultura de Votorantim e Casa de Cultura de Votorantim.
Programação Completa
SHOWS - Dia 02/06
18h30 – Grupo de Violeiros de Votorantim
19h30 – Êxodo da Babilônia
20h30 – Bateria Alcalina
21h30 – Iansã
22h30 – Axial
23h30 – Mukeka di Rato
SHOWS - Dia 03/06
18h30 – Labirinto
19h30 – The Biggs
20h30 – Leão da Vila
21h30 – Mama Gumbo
22h30 – INI
23h30 – Z’África Brasil
DIA 29/05
Local: Espaço Cê
Horário: 20h
O Fortalecimento da Arte Independente Local
Artistas, produtores, coletivos e outros interessados apresentarão seus projetos e necessidades para que juntos possamos construir oportunidades de trocas, propostas e planos de ação para o fortalecimento da cena da arte independente na região, no sentido da formação do público e da sustentabilidade dos grupos/artistas e seus trabalhos, bem como seu impacto no contexto social local.
Facilitadores: Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada, Coletivo Cê, Castelo Fora do Eixo,Associação Cultura do Rock de Votorantim, Flávia Biggs, Coletivo ZeroQuinzee Rasgada Coletiva
DIA 31/05
Local: Sede Rasgada Coletiva
Horário: 20h
Elaboração de Turnês e Estratégias de Divulgação para Bandas Independentes
Momento de debate e troca de tecnologias sobre ferramentas de circulação de grupos musicais, suas estratégias de divulgação, formas de auto-gestão, sustentabilidade e ferramentas de produção. O enfoque da mesa redonda será o contexto do mercado da música independente para bandas que visem circular no/à partir do estado de São Paulo.
Facilitadores: Ferraz (INI/Rasgada): Músico e Produtor. Com a banda INI realizou mais de 150 shows por 17 estados brasileiros. Victor V-B (Mavka, Pivetes): Multiinstrumentista e compositor com vasta experiência no mercado independente dos EUA.
DIA 02/06
Local: Abaporu – Festival Comedor de Gente
Horário: 16h
As Experiências da Música Independente no Exterior
Discussão sobre ferramentas de circulação, gestão e produção cultural, e políticas públicas para a cultura no contexto internacional, transpondo criticamente as experiências e tecnologias vivenciadas no exterior para a realidade brasileira, à partir dos diferentes e até antagônicos pontos de vista dos facilitadores.
Facilitadores:
Andy Alves: Produtor e Músico, ex-integrante da banda The Name, atua hoje no selo e produtora WCR & Music, realizou turnês nos EUA e Canadá.
Victor V-B: Multiinstrumentista e compositor com vasta experiência no mercado independente dos EUA
Zorel: Historiador e Músico. Esteve em 2 turnês que totalizaram cerca de 200 shows por mais de 15 países da Europa.
DIA 03/06
Local: Abaporu – Festival Comedor de Gente
Horário: 16h
A Ocupação dos Espaços Pela Arte Independente
O produtor Márcio Black (Barulho.Org e Compacto Petrobras) e o jornalista Gustavo Brigatti (Revista Cult e Jornal Zero Hora) conversam sobre as perspectivas de espaços a serem ocupados pela arte independente, desde a reinvenção de espaços públicos urbanos para a arte, passando pelaexpansão deste Mercado, pela extensão e complexidades do interesse das empresas públicas e privadas no setor, além do espaço que a arte independente ocupa e que pode ainda ocupar na mídia.
Facilitadores: Márcio Black – Produtor Cultural, atua na Barulho.Org e no Compacto Petrobras. Gustavo Brigatti – Jornalista Cultural, escreve para o Jornal Zero Hora (P. Alegre/RS), o blog Remix e é colaborador da Revista Cult.